Pessoas on line

domingo, 27 de fevereiro de 2011

"A VÓS, SENHOR, SUBA A MINHA PRECE COMO O
INCENSO...Sl 141,2
(Santo Padre Bento XVI durante a consagração de um altar) 

Ao iniciar a Divina Liturgia o aroma do incenso domina toda a igreja.

O incensário, bem como as velas acesas, são partes indispensáveis na Liturgia da Igreja (Levitico 16:12). Quem freqüenta nossa Paróquia logo percebe. Muito incenso e muitas velas.

Desde o tempo dos Apóstolos a incenção da Igreja é feita durante as orações.

A resina aromática de árvores do Oriente é colocada sobre a brasa ardente de um incensário de metal. Ao que esta resina queima, se dá um cheiro doce - o incenso.

A queima de sacrifícios diante de Deus pode ser vislumbrada quando rememoramos os tempos mais remotos. Basta mencionar o sacrifício feito pelo justo Abel.

(Ìcone do Santo Protodiácono e Mártir Estevão, portando o turibulo)


O próprio Senhor disse a Moisés para fazer um local especial para estabelecer o ritual da incenção com substâncias aromáticas. Os magos que vieram adorar a Cristo trouxeram essas substâncias resinosas, entre outros presentes para o recém-nascido de Deus.

São João, o Teólogo, um dos escritores do Evangelho, no seu Apocalipse viu um anjo no Templo Celestial dotado com um incensário de ouro (Ap 83-5).

O incenso que domina toda a igreja simboliza a oração dos fiéis, enviadas para Deus e ao mesmo tempo é um símbolo da Graça do Espírito Santo, que misteriosamente os abraça.

Antes de cada uso do incenso o padre lê de forma calma, uma oração: "Oferecemos para Vós, ó Cristo, nosso Deus, esse incenso, como um odor de espiritual suavidade , para que Vós o aceite no vosso altar celestial, enviando para nós, a Graça do vosso Espírito Santo ".

Ao ouvirmos esta oração entendemos que a fumaça visível a todos denota a presença invisível da graça do Senhor, que é a santificação dos fiéis.

A incensação durante Divina Liturgia e outros Ofícios só pode ser concluída quando este incenso cobre toda a Igreja. A incensação das coisas sagradas (como ícones e da igreja) é enviada a Deus, como um louvor legitimo.

(Turibulo usado em nossas Liturgias)

Quando o incensário é direcionado para pessoas, este ato atesta o fato de que o Espírito Santo desce sobre todos os fiéis, pois todos os homens são portadores da imagem de Deus dentro deles. Tradicionalmente, nos curvamos quando somos incensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar