Pessoas on line

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Imagem Não Feita por Mãos Humanas ou Aqueropita

Quem entra em nossa Paróquia Greco Melquita Católica São Jorge em Juiz de Fora-MG, logo vê no centro do iconóstase a Sagrada Face de Nosso Senhor; eis a origem:

A versão mais popular no ocidente conta que durante a via sacra Verônica enxugou o rosto do Cristo, que estava com sangue e suor. A marca deixada no pano teria dado origem ao santo sudário. Note-se que o nome Verônica significa vera = verdadeira + icona = imagem.
A tradição oriental diz que o primeiro ícone foi o rosto de Jesus Cristo sobre um pano. Por volta do ano 30 o Rei Abgar V, de Edessa (atual Urfa, na Turquia), que era leproso, ouvindo falar sobre os poderes de cura de Jesus, mandou um mensageiro, Ananias, à Palestina. Sua missão era entregar uma carta a Jesus, pedindo-lhe que fosse curá-lo e fazer seu retrato, o mais fiel possível, para o rei. A carta dizia:
“Abgar, toparca da cidade de Edessa, a Jesus Cristo, o excelente médico que surgiu em Jerusalém, salve! Ouvi falar de ti e das curas que realizas sem remédios. Contam efetivamente que fazes os cegos ver, os coxos andar, que purificas os leprosos, expulsas os demônios e os espíritos imundos, curas os oprimidos por longas doenças e ressuscitas os mortos. Tendo ouvido falar de ti tudo isso, veio-me a convicção de duas coisas: ou que és Filho daquele Deus que realiza estas coisas, ou que és o próprio Deus. Por isso escrevi-te pedindo que venhas a mim e me cures da doença que me aflige e venhas morar junto a mim. Com efeito, ouvi dizer que os judeus murmuram contra ti e te querem fazer mal. Minha cidade é muito pequena, é verdade, mas honrada e bastará aos dois para nela vivermos em paz.”


Ananias chegou a Jerusalém na vigília da Paixão e entregou a carta a Jesus. Enquanto esperava a resposta, tentou em vão fazer seu retrato. Adivinhando seu embaraço, Jesus pediu água para lavar o rosto e uma toalha. Pressionou a toalha sobre sua face e miraculosamente imprimiu sua imagem nela. Entregou a toalha a Ananias, com uma resposta da carta e prometendo que mais tarde um de seus discípulos iria até o rei. Essa seria a origem do mandylion (lenço, manto), imagem aqueropita (não feita pela mão humana) que se considera como o primeiro ícone. A resposta de Jesus à carta do rei dizia:
“Bem-aventurado és, Abgar, porque acreditaste em mim, embora não me tenhas visto! De mim, com efeito, está escrito que quem me vir, não crerá em mim, para que os que não me vêem creiam em mim e tenham a vida. Quanto ao convite que me fizestes para ir ter contigo, respondo que é preciso que eu cumpra aqui a minha missão, e que depois do seu cumprimento, que eu volte para aquele que me mandou. Mas quando eu tiver subido para junto dele, te mandarei um dos meus discípulos, de nome Tadeu, para curar-te do mal e oferecer-te a vida eterna e a paz a ti e aos teus, e para fazer, pela cidade, quanto for necessário para defende-la dos inimigos.”


 Ananias levou este pano para o rei. O rei melhorou, mas só ficou curado quando Tadeu, um dos setenta discípulos de Jesus enviados por Tomé, foi a Edessa e o batizou. O rei adotou o Cristianismo e o pano miraculoso foi colado a uma tábua e colocado nos portões da cidade, com inscrição: “Cristo Deus, quem em ti espera não se perderá”.

(Rei Abgar recebendo a toalha)


(O ícone do Monastério de Santa Catarina do Sinai mostra o Rei Abgar com o santo mandylion, e Tadeu à esquerda).



Da obra: Os Ícones de Cristo. Ed. Paulus
Mons. Georges Gharib, sacerdote greco melquita católico.

Oração à Sagrada Face
(Composta por Santa Teresinha)
Ó Jesus, que na Vossa crudelíssima Paixão Vos tornastes "o opróbio dos homens e o homem das dores", eu adoro a Vossa Divina Face sobre a qual resplandecem a beleza e ternura da Divindade e que agora se tornou para mim como a face de um "leproso" (Is. 53,4).
Mas sob estes traços desfigurados reconheço o Vosso infinito amor e ardentemente desejo amar-Vos e fazer-Vos amar por todos os homens.
As lágrimas que com tanta abundância correram dos Vossos olhos, se me afiguram quais pérolas preciosas, que eu quisera recolher para, com seu valor infinito, resgatar as almas dos pobres pecadores.
Ó Jesus, Vossa Face é a única beleza que encanta o meu coração, de boa mente quero renunciar na terra à doçura do Vosso olhar e ao inefável ósculo de Vossa boca divina, mas suplico-Vos, imprimi em meu coração Vossa Divina Imagem, e inflamai-me com Vosso amor, a fim de que possa um dia contemplar a Vossa Face gloriosa no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar