Pessoas on line

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

 Cânon A Jesus Dulcíssimo
Teostericto, Monge - (séc. IX)
 
Jesus dulcíssimo, glória dos apóstolos;
meu Jesus, alegria dos mártires;
Senhor onipotente, Jesus, meu Salvador,
Jesus belíssimo, salvai-me a mim que recorro a Vós.
Salvador Jesus, tende piedade de mim,
pela intercessão daquela que vos trouxe ao mundo,
e de todos, ó Jesus, os vossos santos,
e de todos os profetas;
meu Salvador Jesus,
tornai-me também digno das delícias do paraíso,
ó Jesus amigo dos homens.
Jesus dulcíssimo, orgulho dos monges;
Jesus longânime, alimento e beleza dos ascetas,
Jesus, salvai-me;
Jesus meu Salvador,
Jesus meu boníssimo,
arrancai-me da mão do dragão, Salvador Jesus,
e livrai-me de seus laços, Salvador Jesus;
e libertando-me do abismo, ó meu Salvador Jesus,
fazei-me sentar à vossa direita com as outras ovelhas.
Senhor, Cristo Deus,
que com a vossa paixão curastes as minhas paixões
e com as vossas feridas medicastes as minhas chagas,
dai-me a mim, mísero pecador,
lágrimas de compunção.
Perfumai o meu corpo
com a fragrância do vosso corpo vivificante
e oferecei a doce bebida do vosso precioso sangue
para refazer-me da amargura
com que o inimigo deu de beber à minha alma.
Erguei a Vós a minha mente
atraída pelas baixezas terrenas
e levantai-me do abismo da perdição.
Ofusquei a minha mente com afeições terrenas
e não consigo erguer os olhos para Vós;
nem aquecer com lágrimas o meu amor por Vós.
Mas vós, Mestre, meu Senhor Jesus Cristo,
tesouro de todos os bens,
concedei-me contrição perfeita
e ardente desejo de lançar-me à vossa procura.
Dai-me a vossa graça
e renovai em mim as feições da vossa imagem.
Eu vos abandonei,
não me pagueis com o abandono.
Vem em busca de mim,
reconduze-me ao vosso redil,
e fazei-me nutrir-me da relva dos divinos mistérios.
Pela intercessão da vossa puríssima Mãe
e de todos os vossos santos. Amém.

Texto grego in: Horologion, Roma, 1937, pp. 976-977.
Fonte: GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo. Ed. Paulus 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar