Pessoas on line

domingo, 2 de janeiro de 2011

Festa da Santa Teofania(Batismo) do Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo
(Dia 06 de janeiro)


A Festa da Epifania é de origem oriental. Clemente de Alexandria é o primeiro a mencionar a celebração do Batismo de Jesus. Os testemunhos a respeito disto tornam-se mais numerosos por volta do fim do século IV. O mais antigo é o testemunho de S. Efrém seguidos por São João Crisóstomo, São Gregório de Nissa e São Gregório Nazianzeno. Os testemunhos são particularmente numerosos nos anos de 385 a 390 quando, no Oriente, se introduziu a Festa do Natal e, a partir daí, a Epifania, de celebração da encarnação (como era na origem), passou para a celebração da Festa das Luzes, dos Magos e do Batismo de Jesus.
No Domingo que antecede a Grande Festa da Epifania, o Evangelho nos dá a conhecer a identidade e a missão de São João Batista, de quem o Senhor receberá o Batismo no Rio Jordão.
A Festa do Batismo do Senhor também é conhecida como Santa TEOFANIA ou Santa EPIFANIA, palavras de origem grega que significam “manifestação”. A palavra Teofania é mais encontrada no Antigo Testamento, onde Deus se revela aos homens por meio de objetos ou símbolos sagrados (Arca da Aliança) ou através da natureza (fogo, vento, brisa). Já a Epifania é a manifestação do próprio Deus na pessoa do Verbo encarnado; com o Batismo o Senhor inicia sua missão messiânica e redentora no meio dos homens: é a chamada Vida Pública. Quando Jesus entrou no Rio Jordão para ser batizado, a voz do Pai O revelou como Filho dizendo: «Este é meu Filho muito amado, em quem me comprazo» (Mt 3,17). O Espírito Santo apareceu em forma de pomba. Foi a primeira manifestação do Deus Uno e Trino.
No final da Divina Liturgia será realizada a cerimônia da Consagração das Águas, nela o sacerdote mergulha por três vezes a Cruz na água; em seguida todos tomam destas água e por com ele são aspergidos. Após a Festa da Epifania (Batismo do Senhor) o sacerdote usa desta água para a benção das casas por ocasião do Ano Novo. (Em nossa Paróquia a celebração desta Festa será sábado dia 08 e domingo dia 09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar