Pessoas on line

sábado, 22 de janeiro de 2011

Classificação dos Ofícios Divinos no decorrer da semana segundo o Rito Católico Bizantino (Católico e Ortodoxo)

Chamamos de Ofícios Divinos Semanais à ordem de ofícios no período dos sete dias da semana. Cada dia da semana recordamos algum fato importante, ou  algum santo especialmente venerado.

(Ícone da Ressurreição)
No Domingo (de Dominus dies - dia do Senhor) a Santa Igreja relembra e comemora a Ressurreição de Cristo. È nossa Páscoa semanal. O Dia da Luz, equivale ao primeiro ato do Criador.

(Ícone Concílio dos Anjos)
Na Segunda- feira (segundo dia após Sábado) comemora-se as Potestades Celestiais - os Anjos, criados antes do homem e os mais próximos servidores de Deus.

(Ícone do Santo Profeta e Precursor São João Batista)
Na terça-feira comemora-se São João Batista, como o maior de todos os Profetas e Santos.

(Ícone da Exaltação da Santa e Vivificante Cruz)
Na Quarta- feira relembra-se o fato da traição de Judas e a venda de Jesus por trinta dinheiros. Relativamente à isto celebra-se o ofício em hora à Santa Cruz do Senhor. (dia de jejum e abstinência).

(Ícone da Sinaxe dos Santos Apóstolos)
Na Quinta- feira comemora-se os Santos Apóstolos e São Nicolau.

(Ícone da Cruz)
Na Sexta- feira relembra-se a Paixão e morte de Nosso Senhor e celebra-se o ofício em honra à Santa Cruz do senhor. (dia de jejum e abstinência).

(Ícone de Todos os Santos e Justos Antepassados)
 No Sábado (que quer dizer - dia do descanso) comemora-se: Nossa Senhora, a Mãe de Deus, que aliás, é venerada diariamente; os Profetas; Apóstolos; Mártires; Santos monges e em geral todos os Santos que alcançaram o descanso eterno no Senhor. Também relembra-se todos os que já deixaram esta vida com fé e esperança na Ressurreição dos Mortos e na vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar