Pessoas on line

sábado, 22 de janeiro de 2011

A Divina Liturgia
 Liturgia é uma palavra grega que é traduzida por "serviço público." Na terminologia da Igreja, significa o Serviço Divino durante o qual são oferecidos os Santíssimos Corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo no Sacramento da Comunhão ou Eucaristia. Comumente: Santa Missa.
Eucaristia em grego, quer dizer "agradecimento." É um sacramento do Novo Testamento instituído por Jesus Cristo, nosso Salvador, antes de Sua paixão e morte e confiado à sua Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.
Os Santos Apóstolos e Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas descrevem com detalhes a instituição do sacramento da Eucaristia na Última Ceia do Senhor, na Quinta feira Santa (Mat. 26:26-29; Mar.14:20-24; Luc. 22:14-20): Tomando em Suas Santas mãos o pão, levantou os olhos aos Céus, deu graças e agradecimento ao Pai, Partiu o pão em pedaços e distribuiu-os, Dizendo: "Tomai e comei, este é o meu Corpo que é dado por vós." Os apóstolos receberam o pão de Suas mãos e distribuíram entre si. E tomando o cálice, deu graças a Deus Pai e deu-o aos discípulos, dizendo: "Bebei dele todos, este é o meu Sangue do Novo Testamento, o qual é derramado por vós e por muitos, para a remissão dos pecados." E tomaram dele todos, após o que, Jesus disse: "Fazei isto em memória de Mim."
Os apóstolos seguiram fielmente este mandamento de Jesus e celebravam constantemente este sacramento. Assim faziam também todos os Bispos e Sacerdotes ordenados pelos apóstolos nas Igrejas por eles fundadas, seguindo fielmente esta santa tradição até o século IV.
São Basílio o Grande, arcebispo de Cesaréia na Capadócia (+379), baseando- se em todas as tradições antigas da Igreja compôs a Divina Liturgia que é celebrada até os dias de hoje, 10 vezes por ano.
São João Crisóstomo Arcebispo de Constantinopla (+404), sem alterar a essência da Liturgia de São Basílio, encurtou-a e, nessa forma abreviada, é celebrada em nossa Igreja todos os dias, inclusive domingos e dias santos.
Assim, o texto da parte mais importante da Liturgia remonta aos tempos apostólicos e, até hoje, é santa e fielmente seguido sem alterações. Há que se observar que a Divina Liturgia sempre foi celebrada na língua própria do lugar. Durante o Concílio Vaticano II nosso Patriarca Máximos IV Hakim foi o mais ardoroso defensor do uso da língua vernácula na celebração da Santa Missa no Rito Romano(latino) que era em latim. Dizia ele: “A língua da Igreja deve ser aquele na qual o povo entende o que está rezando”. Na Divina Liturgia celebrada em nossa Igreja Greco Melquita Católica é sempre em português com algumas variantes em árabe e grego.  
Ordem e Conteúdo da Divina Liturgia:
A Santa Liturgia não só relembra, mas também repete a vida de nosso Salvador Jesus Cristo. Ela compõe-se de três partes:
1 - Proskomídia
2 - Liturgia dos Catecúmenos
3 - Liturgia dos Fiéis
1 - Proskomídia
(Este é o pão que usamos na Divina Liturgia (Prósfora). Nela esta o Cordeiro e as Partículas; no Cordeiro estão gravadas as letras IC= Jesus Cristo NIKA=  vence).

É celebrada somente pelo sacerdote, dentro do altar, na mesa das oferendas, cuja localização é à esquerda do altar. Para a celebração da Liturgia durante a Proskomídia são preparadas as espécies do pão e do vinho. São trazidas cinco "prosforas" (pães especiais com o sinal da cruz impresso na parte superior) e vinho tinto natural de uva. Nesse ofício de Oblação, um dos pães e o vinho misturado com água, são preparados para o sacramento da comunhão. Deste pão é recortada uma parte em forma de cubo e colocada na Patena (um prato especial com suporte e coberto com a cruzeta). O vinho é colocado no cálice. Em seguida, ambos são cobertos com véus. A cerimônia da Proskomídia não consta deste livro, uma vez que o povo não participa da mesma.
 2 - Liturgia dos Catecúmenos
Começa este livro com a Liturgia dos Catecúmenos, que vai até o momento em que é proclamada a ladainha convidando os catecúmenos a saírem. Dessa parte da Liturgia podem participar todas as pessoas, batizadas ou não. Nessa parte da Liturgia comemora-se o período de vida de Jesus, nosso Salvador, desde sua infância (cântico das Antífonas) até Seu aparecimento em público, pregações e ensinamentos, o que é simbolizado pela abertura das Portas Reais, Pequeno Intróito com o evangelho e leitura das Sagradas Escrituras do Novo Testamento (Carta dos Apóstolos e Evangelho).
Antigamente participavam dessa parte as pessoas que estavam se preparando para o Batismo, os catecúmenos, que eram instruídos na verdade da fé Cristã e que saiam da Igreja com a invocação da Ladainha "Catecúmenos, sai."
3- Liturgia Dos Fiéis
Em seguida tem início a Liturgia dos Fiéis, durante a qual é celebrado o Sacramento da Eucaristia ou Comunhão. Dessa parte da Liturgia podem participar somente os Cristãos batizados. Durante o Cântico do Hino dos Querubins, as Santas Oferendas são transportadas do Altar das Oferendas para o Altar Principal. É o "Grande Intróito," que simboliza a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
( No início da Liturgia dos fiéis o sacerdote abre sobre o altar esta peça: O Antiménsion. Nele contém a cena da descida do corpo de Nosso Senhor da Cruz; ela corresponde a pedra do Santo Sepulcro. Nós sacerdotes bizantinos podemos celebrar somente sobre o Antiménsion que são assinados e benzidos pelo Patriarca e distribuídos aos padres de sua Igreja Patriarcal, tais modelos em uso serão recolhidos com a morte do atual Patriarca e novos serão confeccionados pelo novo eleito ao Trono Patriarcal.)
  
Durante o translado das Oferendas, o sacerdote reza para que o Senhor Deus se lembre em Seu Reino das autoridades eclesiásticas e civis e dos paroquianos, da irmandade, de todos os presentes e de todos os cristãos .
Antes da Consagração é cantado o Símbolo de Fé e, então tem início a principal e mais importante parte da Liturgia - a Eucaristia - que começa com as palavras "Demos graças ao Senhor." Nesta oração são lembradas todas as dádivas divinas para a humanidade, canta-se o Hino de Louvor dos Serafins (Santo, Santo, Santo é o Senhor...), e é relembrada a instituição do sacramento da Sagrada Eucaristia e última ceia.
A Consagração do pão e vinho acontece durante o cântico "Nós Vos Louvamos e..." Após a Consagração canta-se o Hino à Mãe de Deus: "É verdadeiramente digno e justo louvar-vos ..." Durante o qual o sacerdote reza a todos os Santos e são lembrados todos os cristãos vivos e falecidos.
A Comunhão é precedida pela oração "Pai Nosso." Fecham-se as Portas Reais e a Cortina e o sacerdote toma a Comunhão no Altar. Este momento simboliza Jesus no Sepulcro. Abrem-se as Portas Reais e o sacerdote traz o cálice para a comunhão dos fiéis, simbolizando a Ressurreição de Jesus e o acesso a todos ao Reino dos Céus.
( O cálice, o prato com o asterisco (Estrela de Belém) a lança para a preparação do Cordeiro e em algumas Igrejas Orientais usa-se a colher para dar a Sagrada Comunhão aos fiéis)  

Após a Comunhão, o Cálice com os santos Dons é levado para a mesa das Oferendas, simbolizando a Ascensão de Cristo.
A Liturgia termina com a benção final do sacerdote, quando todos os fiéis vêm beijar a Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar