Quaresmas (?)
È comum vermos pessoas estranhando nossa terminologia Católica Bizantina e se perguntando: como assim Quaresmas? Afinal na Igreja existem quantas? Eis quais e quantas:
GRANDE QUARESMA ou SANTA QUADRAGÉSIMA - é o período de sete semanas que antecedem a Páscoa, sendo que, 40 dias (6 semanas) são em comemoração ao completo jejum de N. Senhor no deserto durante 40 dias, logo após seu batismo e antes do início de sua pregação entre o povo e a última semana, a grande semana santa, em honra à Paixão de Cristo.
1. A QUARESMA DO NATAL OU ADVENTO - é o período também de 40 dias que antecede a Festa da Natividade do Senhor. Tem início no dia 27 de novembro no dia do santo Apóstolo Felipe.
2. A QUARESMA DE SÃO PEDRO ou DOS APÓSTOLOS - que se inicia uma semana após a Festa de Pentecostes estendendo-se até o dia 11 de julho inclusive Esta quaresma ou jejum foi instituída em comemoração do jejum dos santos Apóstolos antes de iniciarem a pregação do Santo evangelho.
- QUARESMA ou JEJUM EM LOUVOR DA ASSUNÇÃO DE N. SENHORA
Estende-se do dia 14 à 27 de agosto inclusive. Além destas quaresmas, há ainda vários dias no decorrer do ano nos quais devemos jejuar:
a. Na véspera do Natal
Neste costuma-se não comer nada até o aparecimento da primeira estrela no céu, o que, o que se dá aproximadamente às 18:00 horas.
b. Na véspera do Batismo do Senhor
c. No dia da Decapitação de São João Batista -29 de agosto
No dia da exaltação da santa Cruz – 14 de setembro
- Todas as 4as e 6as feiras do ano - são dias de jejum e abstinência, em dedicação à lembrança da Traição de Judas e da Paixão de Cristo. Há exceções nos seguintes períodos: semana da Páscoa, no período que vai do Natal até o Batismo de Jesus Cristo; na semana de Pentecostes 1a e 3a semanas que antecedem o início da Grande Quadragésima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar