Pessoas on line

domingo, 13 de março de 2011


Carta de S. B. Gregorios III,
Patriarca de Antioquia e todo o Oriente,
De Alexandria e de Jerusalém,

(Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, na foto: local da crucificação do Senhor

Graça divina e bênção apostólica para nossos irmãos bispos, os membros do Santo Sínodo, todo o clero e povo e os membros da nossa Igreja greco-melquita católica nos países árabes e em todo o mundo.   É um prazer espiritual me dirigir a vós por meio desta pequena carta, para incentivar o clero e o povo fiel da nossa Igreja a observar o mandamento sagrado de jejum.
Nos mandamentos da Igreja  eu encontro um programa das obrigações a serem cumpridas nestes dias abençoados. Esta é uma ocasião propícia para nos lembrarmos dessas regras tão raramente faladas, que são em número de sete:
1-    Assistir à (ou participar da) Divina Liturgia aos Domingos e nos dias santos de guarda.
2- Observar o jejum da Grande Quaresma e dos outros tempos prescritos (Nota do Tradutor: segundo a tradição oriental, “jejum” significa abster-se de comer e beber de meia-noite até o meio-dia, enquanto “abstinência”, como sabemos, é a restrição de alguns alimentos durante o dia)..
3- Observar a abstinência nas quartas e sextas-feiras.
4- Confessar, na presença de um sacerdote, pelo menos uma vez por ano.
5- Receber a Santa Comunhão, pelo menos, no Tempo Pascal.
6- Pagar o dízimo (ou a décima parte).
7- Abster-se de se casar (celebrar o casamento) em épocas quando não é permitido.   Vemos que estas regras têm um caráter geral, embora estejam em sua maioria ligadas à Grande Quaresma de quarenta dias que antecede a Páscoa e às outras estações de jejum do ano litúrgico (anterior ao Natal, aos Apóstolos e à Dormição.)
Como em todos os anos, gostaria de me referir ao cânon da Sagrada Quaresma que, de acordo com a disciplina, era praticado originalmente da seguinte forma:
- Os dias de jejum e abstinência são a quarta e sextas-feira da semana do Carnaval antes da semana da Tirofagia (N.T: abstinência dos laticínios), os períodos de segunda à sexta-feira de todas as semanas da Grande Quaresma e da Grande Semana Santa, salvo se um desses dias coincidem com a festa da Anunciação (25 de março).
- O Grande Sábado Santo é o único sábado do ano onde se deve jejuar, já que o jejum está proibido nos outros sábados do ano, pois o sábado (sabbat) é um dia santo ligado ao dia da Ressurreição (domingo).
- Os dias de abstinência são todos da Grande Quaresma, e isso compreende os domingos e toda a Grande Semana Santa, excetuando-se a festa da Anunciação, se ocorrer, e o Domingo de Ramos, dia em que é permitido comer peixes).
- A abstinência é a proibição de comer carne e derivados (como molho de carne) laticínios (leite, queijo e manteiga), ovo e peixe (este último é permitido em alguns dias: 25 de Março e Domingo de Ramos). Vinho e óleo/ azeite são permitidos em determinados dias.
- Nosso Santo Sínodo já mais de uma vez tratou da questão do jejum e da abstinência, principalmente entre 1949-1954. Após o Concílio Vaticano II, foi dada uma orientação geral, confiando a cada bispo local o dever de estabelecer a disciplina do jejum e da abstinência convenientes para sua Eparquia.
- Apesar de haver a possibilidade de diferentes dispensas, que foram postas em prática para situações  especiais na vida, a disciplina do jejum, segundo a tradição antiga mantém-se firme e, graças a Deus, muito bem praticado em muitas instituições monásticas religiosas, entre o clero e fiéis.   Os mandamentos da Igreja envolvem, mais do que a Grande Quaresma, outras obrigações. Exorto todos a observá-los, especialmente durante a Grande Quaresma, como se segue:
1- Participe da Divina Liturgia todos os domingos da Quaresma.
2- Pratique o sacramento da Penitência, ou seja, confesse-se; esse sacramento parece estar desaparecendo da espiritualidade e da prática de nossa vida cristã.
3- Prepare-se com fervor para a Santa Comunhão. Na verdade, a Santa Comunhão está se tornando uma espécie de cumprimento, externo e social; vemos que um número considerável de fiéis aproximam-se da Santa Mesa, sem, contudo, ter feito uma preparação interior adequada.
4- Pague o dízimo! Estamos incentivando o restabelecimento da prática dessa regra, que tem aspectos espiritual, bem como sociais e humanas. De fato, ao observar essa regra, estamos praticando a caridade aos pobres, enfermos, doentes, estudantes, desempregados e quem precisa e está em estado de penúria. Além disso, através do dízimo, apoiamos os projetos sociais, culturais e de saúde da nossa paróquia e comunidade. Além disso e acima de tudo, através do dízimo, nós colocamos em prática o mandamento de Nosso Senhor, e todos os valores espirituais e sociais do Evangelho.
Queridos irmãos e irmãs, através do jejum, oração, penitência, esmola, obras de caridade e misericórdia, estamos acompanhanhando as sofridas dores de parto de vários países árabes, abalados desde o início deste ano (2011) por acontecimentos pungentes. Assim, cooperamos para que o caminho da cruz de nosso povo, seus sofrimentos e sua resistência seja o caminho da ressurreição, através da realização da justiça social, da retidão no governo, do serviço para o bem-estar e desenvolvimento do cidadão árabe, bem como por seu progresso humano, espiritual e social na fé. Dessa forma, aqueles que governam e assumiram a responsabilidade em nossos países árabes, devem colocar em prática o que Jesus afirmou, manifestando o sentido e fim de sua Encarnação, de sua Paixão, de sua Morte sobre a Cruz, , de sua Redenção e de sua Ressurreição: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10, 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar