Pessoas on line

quinta-feira, 10 de março de 2011

Grande Cânone da liturgia bizantina para a Quaresma
 1ª ode
Santo. André de Creta (660-740), monge e bispo

"Aqui morro de fome! Vou regressar para casa de meu pai"
Por onde começar a chorar o que fiz ao longo da vida?
Quais serão os primeiros acordes desse canto de luto?
Concede-me, ó Cristo, o perdão dos meus pecados...
Tal como o oleiro amassando a argila,
Vós me destes, ó meu Criador, carne e ossos, espírito e vida.
Senhor que me criastes, meu juiz e meu Salvador,
Trazei-me hoje de volta para Vós.
Ó meu Salvador, diante de Vós confesso as minhas faltas.
Eu caí sob os golpes do Inimigo.
Eis as chagas com que os meus pensamentos assassinos,
quais salteadores, mutilaram a minha alma e o meu corpo (Lc 10,20sg).
Eu pequei, ó Salvador, mas sei que amas o homem.
É a vossa ternura que nos castiga
e a vossa misericórdia é como o fogo.
Vês-me chorar e vens a mim
tal como o Pai acolhe o filho pródigo.
Desde a juventude, ó meu Salvador, desprezei os vossos mandamentos.
Passei a vida em paixões e inconsciências.
Grito por Vós: antes que chegue a morte,
salvai-me...
Em coisas vãs dissipei o patrimônio da minha alma.
Não colhi os frutos do fervor e tenho fome.
E grito: Pai de ternura, vem a mim,
guardai-me na vossa misericórdia.
Aquele que os ladrões assaltaram (Lc 10,30sg),
estou eu no desvario dos meus pensamentos.
Eles atacam-me, ferem-me.
Inclinai-vos sobre mim, Cristo Salvador, e curai-me.
O sacerdote viu-me e afastou-se.
O levita viu-me, nu e sofrendo, e passou adiante.
Mas Vós, Jesus nascido de Maria,
Vós parais e socorrei-me...
Lanço-me a vossos pés, Jesus,
pequei contra o vosso amor.
Libertai-me deste fardo pesado demais
e, na vossa misericórdia, acolhei-me.
Não entreis em juízo contra mim,
não reveleis as minhas ações,
não procurais motivos e desejos.
Mas, na vossa compaixão, ó Todo-Poderoso,
fechai os olhos às minhas faltas e salvai-me.
Eis o tempo do arrependimento. Venho a Vós.
Libertai-me do pesado fardo dos meus pecados
e, na vossa ternura, dai-me lágrimas de arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar