Pessoas on line

segunda-feira, 30 de maio de 2011


O Poder da Oração Pessoal
O jejum e a oração constituem a base da vida de todo cristão.
 A oração é uma conversa da alma com Deus, do mesmo como, numa conversa, há sempre alguém que fala e outro que escuta.
Na oração falamos com Deus e Ele fala conosco. 
 É preciso saber escutar Deus em nossas orações, por isto,
 a grande importância do silêncio e da meditação.
 Na oração não devemos falar sem parar, pois assim, não será uma oração,
 não será uma conversa, não será um diálogo.


A Igreja faz orações diariamente por todos e para todos. Para isto estabeleceu um «devocionário» que deve ser seguido com seriedade, maturidade espiritual segundo as possibilidades de tempo de cada um.
O «Livro das Orações» ou o «devocionário» nos brinda com lindas orações, matutinas e vespertinas, acessíveis a todos. São orações dedicadas à Mãe de Deus, ao Senhor, ao Anjo de guarda; orações para antes e para depois das refeições; orações para a hora de deitar e acordar etc.
Pode-se ainda incluir no devocionário as orações dedicadas aos santos de devoção particular.
Quando não houver possibilidade de rezar diante de ícones pela manhã, em casa, podemos rezar a caminho do trabalho, no carro, no ônibus ou caminhando. O importante é sempre orar: ao levantar pela manhã, antes de fazer a primeira refeição, ao menos o sinal da cruz para que aquele dia seja abençoado por Deus.
No fim do dia devemos também rezar, agradecendo pelo dia e pedindo proteção para a noite que está por vir. Se o fiel estiver enfermo ou muito cansado, a oração vespertina deve ser feita antes de se deitar e de maneira mais breve. Contudo, nunca devemos deixar que os compromissos do dia-a-dia nos impeçam de conversar com Deus. As orações feitas na igreja, com nossos irmãos, não nos isenta do dever da oração pessoal.
Na oração da manhã, sobretudo, devemos rezar sempre e por primeiro pela paz do mundo, pelo bispo, hierarca da comunidade, pelo confessor, pelos pais e padrinhos de batismo, pelos familiares e amigos. Quando houver pessoas que nos odeiam, devemos rezar por elas, desejando a paz e o bem.
É costume pela manhã ler o Evangelho do dia e algum Salmo. Os monges aconselham os fiéis ortodoxos a lerem o Evangelho em seqüência, quando não tiverem o calendário das leituras em casa.
O objetivo principal do «devocionário» é preparar a alma do cristão para um diálogo permanente e vivo com Deus; despertar no fiel pensamentos de confiança, purificar o coração do pecado e evitar as tentações. Devemos «rezar incessantemente no Espírito, com orações e súplicas de todo tipo, e fazer vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos». (Ef 6,18)
Como rezar quando nos falta tempo? Com que palavras rezar? Quem não sabe ler, como fazer para rezar? São Serafim de Sarov aconselha que sempre e em todo lugar façamos a oração de Jesus: «Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tem piedade de mim pecador!» Repetir muitas vezes o «Kyrie Eleison». É uma oração breve, mas que agrada a Deus e eleva nossa alma. É popularmente conhecida como “terço bizantino”, é a oração por excelência da vida monástica oriental, praticada por todos inclusive pelos simples fiéis em virtude de simplicidade e em obediência a ordem do Senhor: “ORAI SEM CESSAR”. 
Aguardem que brevemente será postado uma série de orações próprias do "Eucologion Bizantino"-(Orações diárias comuns entre os católicos e ortodoxos bizantinos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar