Pessoas on line

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MESOPENTECOSTES
18 de maio
 No 25º dia após o Domingo de Páscoa (sempre contando este Domingo como dia um) comemoramos o meio do novo tempo, a festa de Mesopentecostes, sempre numa quarta-feira, bem entre o dia da Ressurreição e o dia de Pentecostes. É festa que tem muito a ver com água.  Durante a Divina Liturgia nós rezamos:
 Pelo meio da festa dai à minha alma sedenta de beber das águas da piedade. Porque, ó Salvador, dissestes a todos em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Ó Cristo Deus, fonte da vida, Glória a Vós.
 O evangelho é João 7, 14-30. Jesus ensinava no templo quando a Festa dos Tabernáculos ia já pela metade. A festa durava vários dias. É claro o paralelo: meio da festa judaica, meio do período até o Pentecostes. Naquela mesma festa Jesus disse: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. E Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva (Jo, 7, 37-38). Rezamos ainda:
 Pelo meio da festa legal, ó Cristo Deus, Criador e Senhor de todos, dissestes aos presentes: “Vinde, bebei a água da imortalidade”. Por isso nós Vos adoramos e Vos clamamos com fé: “Dai-nos Vossa misericórdia, Vós que sois a fonte de nossa vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar