Pessoas on line

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Domingo do Paralítico
(Icone da cura do paralitico)

Kondakion do Paralítico para a Divina Liturgia deste domingo.
Ó Senhor, como outrora curastes o paralítico,
fazei levantar, por vossa divina Providência,
minha alma paralisada
por toda a espécie de pecados e de obras más,
a fim de que, salvo, eu vos aclame:
Glória ao vosso Poder, ó Cristo Misericordioso!
Dentro do Tempo Pascal, nossa Liturgia Bizantina desenvolve uma maravilhosa seqüência de eventos da vida e missão de Nosso Senhor, em estreita relação com o grande acontecimento: a Ressurreição gloriosa do Senhor, ponto de partida da vida e missão da Igreja através da qual Jesus vive entre nós. Mas neste domingo (15 de maio), terceiro depois da Páscoa vamos celebrar um evento que não está propriamente relacionado com a Ressurreição do Senhor, mas pode-se dizer com a conseqüência, ou seja, com o que a Ressurreição do Senhor, pode provocar em nós. Como assim? Falamos tanto nas várias doenças e nos métodos de tratamentos. E as doenças espirituais, causadas em nós pelos vários pecados, com poder de causar grandes paralisias em nossas vidas?   Quantas hoje são as pessoas que fisicamente, ou socialmente teriam tudo por assim dizer para ter uma vida feliz em Deus e não tem? Justamente porque não tem tudo, que somente a graça divina pode dar e mobilizar tal vida e pessoa. É preciso se perguntar: o que esta Páscoa causou de novo em minha vida? O que significa para mim a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte? Como tenho me apropriado desta graça que é sua ressurreição? Se permaneço indiferente, certamente estou sofrendo de algum tipo de paralisia espiritual. “Levanta, pega sua cama e anda”. Esta é a ordem divina que Jesus expressou outrora ao paralítico e hoje a nós. Nos fala pelas heranças que Ele nos deixou: pelo Evangelho (LEVANTA), a Penitência (PEGA SUA CAMA) e a Eucaristia (ANDA). Formam uma única fonte de Vida.
O EVANGELHO nos ensina pelas palavras do Divino Mestre como podemos levantar, nos dão palavras de ânimo, encorajamento, estímulo, apoio...
A PENITÊNCIA por este Sacramento conhecemos as causas das paralisias, a origem das doenças espirituais, que estamos acostumados apenas a tratar os efeitos e não tocar nas causas. O paralítico pegou sua cama e carregou, ou seja, passou a dominar aquilo que o dominava. Mande os pecados embora, passe a mandar neles, e não deixe mais que eles te prendam em determinadas “camas”. Até porque muitas doenças físicas são sintomas de uma alma envenenada. “Vê, você está curado, não torne a pecar para que não te aconteça algo ainda pior” Foram estas as palavras que o Divino Mestre dirigiu ao paralítico como um alerta, algum tempo depois, quando este estava “curtindo” sua nova vida. Este foi o propósito do Tempo da Grande Quaresma: facilitar a todos as curas espirituais para rejubilarem com Cristo na Páscoa, “levantando” e “andando” com Ele por meio de uma vida nova. Se você não se submeteu a este tratamento, não se apavore, Mem pense que sua “paralisia espiritual” não tem cura. Ligue ainda hoje para seu médico espiritual que é Jesus atuando na pessoa do seu padre(pai) espiritual e marque uma consulta. Relate e ele seus sintomas e possíveis causas de suas “paralisias”, escute seus conselhos e siga corretamente o tratamento, com doses diárias de um santo e poderoso remédio: A EUCARISTIA. 
Somente pela força deste alimento você será curado de toda forma de anemia e paralisia espiritual e física. Fazendo você andar, dando a sua vida grande impulso missionário. Pois garante o Médico dos Médicos, o Senhor de toda ciência: “MEU CORPO É VERDADEIRA COMIDA E MEU SANGUE VERADEIRA BEBIDA
Arquimandrita João

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar