Pessoas on line

terça-feira, 31 de maio de 2011

EUCOLOGION
Orações Comuns aos Cristãos Bizantinos
(Católicos e Ortodoxos)

Oração
dos monges de Optina
Senhor! concedei-me a graça de saber aceitar tudo que venha acontecer neste dia que se inicia. Permita que eu me entregue completamente à Vossa santa vontade em todo momento deste dia. Ajudai-me e orientai-me em tudo em todos os meus atos e palavras. Guiai  os meus pensamentos e sentimentos em todos os casos inesperados. Não permitais que eu me esqueça que tudo vem de Vós. Ensinai-me a agir corretamente com cada membro da minha família para que não ofenda e não magoe ninguém. Senhor, dai-me forças para superar o cansaço deste dia, e suportar tudo o que hoje venha acontecer. Dirija a minha vontade, e ensinai-me a rezar, ter fé, esperança, paciência, saber perdoar e amar. Amém.
Oração pelos Vivos
Salvai, Senhor, e tende piedade do meu pai espiritual (nome), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes de quem desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.

Oração pelos Mortos
Concedei o repouso, Senhor, às almas dos Vossos servos falecidos (nomes), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoai-lhes todas as suas faltas voluntárias e involuntárias e dai-lhes o Reino dos Céus.


ORAÇÃO DA MANHÃ
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 
Glória a Vós, ó Senhor, Deus nosso, glória a Vós.
Senhor, seja misericordioso para mim que sou pecador.
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de vossa Mãe Santíssima e todos os Santos, tende misericórdia de nós. Amém.
Rei Celeste, Consolador, Espírito da Verdade, presente em toda parte e ocupando todo lugar. Tesouro dos bens e dispensador da Vida, vinde e habitai em nós, purificai-nos de toda mancha e salvai, nossas almas, Vós que sois bom.
Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tende piedade de nós. (3 vezes).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Santíssima Trindade, tende piedade de nós; Senhor, purificai-nos de nossos pecados; Soberano, perdoai as nossas faltas; Santo vinde e curai as nossas enfermidades, pela gloria do vosso Nome.
Senhor, tende piedade (3 vezes).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje e perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Porque vosso é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tendo-nos levantado do sono, adoramos-vos, ó Senhor e cantamos-vos o hino angelical; Santo, Santo, Santo, sois ó Deus, pela Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, tende misericórdia de nós.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
Vós que me erguestes do sono, Senhor, iluminai a minha mente e abre a minha boca para que eu vos glorifique, ó Santíssima Trindade: Santo, Santo, Santo sois, ó Deus, pela Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus: tende misericórdia de nós.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Juiz virá repentinamente e as obras de cada um aparecerão, porém invocamos-vos com temor. Santo, Santo, Santo sois, ó Deus, pela Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, tende piedade de nós.
Tendo-me levantado do sono, agradeço a Vós Santíssima Trindade, que por vossa benevolência e paciência, não vos aborrecestes comigo, pecador e preguiçoso, nem me abandonastes nos meus infortúnios; mas pela vossa inefável bondade, me erguestes da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar vossa grandeza. Agora, então, iluminai os olhos da minha mente, abre a minha boca para que eu possa aprender vossas palavras e entender vossos mandamentos; para praticar a vossa vontade, adorar-vos e glorificar-vos de coração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Senhor, tende piedade. (12 vezes).
Vinde adoremos ó Rei nosso Deus!
Vinde adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus!
Vinde adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso.
Salmo 50
3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor,purificai-me!
4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa!

5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *
o meu pecado está sempre à minha frente.
6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! –

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *
e pecador já minha mãe me concebeu.

8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *
na intimidade me ensinais sabedoria.
9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei.

10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *
e exultarão estes meus ossos que esmagastes.
11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *
e apagai todas as minhas transgressões!

12 Criai em mim um coração que seja puro, *
dai-me de novo um espírito decidido.
13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *
e confirmai-me com espírito generoso!
15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *
e para vós se voltarão os transviados.

16 Da morte como pena, libertai-me, *
e minha língua exaltará vossa justiça!
17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *
e minha boca anunciará vosso louvor!

18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido!

20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *
os holocaustos e oblações em vosso altar!
Símbolo da Fé
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus,
gerado do Pai antes de todos os séculos Deus de Deus, Luz da luz,
verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
gerado, não feito,
da mesma substância do Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
Se encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia,
conforme as Escrituras;
E subiu aos céus,
onde está assentado à direita de Deus Pai.
Donde há de vir, em glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o Seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor e fonte de vida,
que procede do Pai (e do Filho);
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Confesso um só batismo para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo vindouro.
Amém


Ave Maria, cheia de graça, Virgem Mãe de Deus, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, porque gerastes o Salvador de nossas almas.
Salvai, Senhor, o vosso povo e abençoai a vossa herança; dai a vitória aos cristãos ortodoxos contra os inimigos e guardai o vosso povo pelo poder da vossa Cruz.
Anjo de Deus, meu Santo protetor, enviado do Céu por Deus para me guardar, peço-vos com fervor que me ilumineis agora e me protejeis contra todo o mal, orientando-me para todas as boas ações e levando-me pelo caminho da salvação. Amém.
Ao despertar do sono, a Vós recorro, Soberano Senhor Deus da bondade e peço: ajudai-me todo o tempo e em todas as coisas e livrai-me de toda má ação e de todas as tentações do demônio. Salvai-me e levai-me para o vosso Reino eterno, porque Vós sois o meu Criador e Dispensador de todos os bens. Em Vós ponho toda aminha esperança e a Vós canto os meus louvores, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.
Oração ao Santo do nosso nome
Intercedei por mim junto a Deus, São/Santa (nome....), porque, confiante, espero vossa pronta ajuda e intercessão pela minha alma
BREVEMENTE POSTAREMOS OUTRAS ORAÇÕES CONTINUANDO ESTA SÉRIE DE PRECES PRIVADAS E LITURGICAS DA TRADIÇÃO BIZANTINA PARA O CLERO E FIÉIS
SEMPRE NO INÍCIO DA POSTAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar