Pessoas on line

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mensagem de S. Exª Reverendíssima D. Fáres Maakaroun
(Por ocasião da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida) 
Ao chegar a Plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de Mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que se encontravam sob o jugo da Lei e para que recebêssemos a Adoção de Filhos” (Gl 4, 4-5).

Amados meus,

          A Virgem Mãe está próxima do coração de todos os  homens de todos os tempos e culturas, como testemunha essa Imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que floresce junto a todos os meus amados filhos e filhas.

          Nossa Senhora de Aparecida, imagem que testemunha Maria, o Ícone e Modelo da humanidade remida por Cristo. Por isso, a atenção a Ela dirigida nestes dias, de louvores em Juiz de Fora, deve haurir um extraordinário incremento ao mistério de Jesus, Verbo de Deus que Se fez carne no seio de Maria.
         
          Nossa Senhora de Aparecida, imagem que testemunha Maria filha do povo eleito, e por isso mesmo filha da sua cultura, enriquecida pelo encontro com a Palavra de Deus: é a Mulher que participa de maneira ativa no primeiro milagre de Jesus em Cana, manifestando a Sua Glória (Jo 2, 1-12) e está presente no Gólgota para ser indicada como Mãe do Discípulo Amado e Nossa Mãe.

          Nossa Senhora de Aparecida, imagem que testemunha Maria, nos ensinando a reconhecer n'Ela a “Sede” em que se realizou a Encarnação. A vida de Jesus e o anúncio da Boa Nova da Salvação têm uma dimensão extraordinariamente mariana.

          Os Padres da Igreja, do Ocidente ao Oriente, dão voz à fé da comunidade dos crentes, em Nossa Senhora de Aparecida, pondo em evidência as verdades que se referem à excepcional Maria. Ela é a Theotokos, a Mãe de Deus, que a Igreja Universal, honra com um culto especial.

          Nós todos, da Igreja Católica Apostólica Greco Melquita no Brasil, estamos gratos por essa viagem de Nossa Senhora de Aparecida à Juiz de Fora, para nós, um imenso tesouro de amor e de devoção

          Amados meus, louvemos Maria Santíssima, a Theotokos, a Panaghia, a Toda Santa; a Hiperagionorma, Santa acima de qualquer limite; a Platythera, imensa; Odigitria, aquela que indica o caminho; Eleousa, aquela que está repleta de ternura misericordiosa.

          A chegada de Nossa Senhora de Aparecida à Igreja do São Jorge, significa para todos nós  a imagem excelsa da humanidade remida por Cristo. Oferecendo-se, como um modelo de humanismo cristão.

          Amados filhos e filhas, Irmãos e Irmãs em Cristo, acolhemos e somos muito gratos por essa visita, em verdadeiro Espírito da Graça, do qual Maria Santíssima é Modelo e Ícone.

          Com estes sentimentos, de coração concedo-vos, bem como às vossas famílias e a quantos vos são queridos, uma especial Bênção Apostólica.


Dom Farès Maakaroun,
Arcebispo da Igreja Católica Apostólica Greco-Melquita no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar