Pessoas on line

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CIRCUNCISÃO DO SENHOR, segundo a carne.
01 de janeiro de 2013
(Ícone da circuncisão do Senhor e São Basílio)
Segundo a carne”: Expressão muito comum nas citações segundo o rito bizantino para algumas festividades do Senhor; visto que sua natividade e circuncisão foi na carne, porque gerado desde toda eternidade, consubstancial ao Pai e ao Espírito Santo, Jesus é: Deus de Deus, gerado não criado. 
  Circuncisão = cisão em forma de círculo no prepúcio do pênis do recém nascido. 

 A circuncisão, no povo de Israel, consistia em um talhe de pele praticado em todo indivíduo masculino oito dias após o seu nascimento. O Senhor Deus houve por bem impô-lo a Abraão (séc. XVIII a. C.) e a seus descendentes como sinal da Aliança travada com este Patriarca (cf. Gên 17,9-14). Tal devia ser a importância desse rito na legislação de Israel que o varão incircunciso havia de ser considerado como prevaricador da Aliança.Consciente disto, o rei sírio Antioco IV Epifanes em 167-164 a.C., querendo desviar da religião revelada o povo de Israel, lhe proibiu a praxe da circuncisão (1 Mac 1, 51.63s; 2 Mac 6,10). Os judeus que então frequentavam os teatros e ginásios dos pagãos, eram objeto de escárnio público; para evitá-lo, não poucos apostataram da fé, cancelando, mediante operação adequada, o sinal da circuncisão existente em sua pele (cf. 1 Mac 1,15s).A respeito do modo de executa circuncisão, sabe-se que podia ser praticada mediante lâminas de pedra (cf. Ex 4,24-26; Jos 5,3); o seu ministro habitual era o pai da criança ao menos nos inícios da história de Israel (cf. Gn 17,12s; 21,4). No judaísmo posterior, ou seja, nos tempos de Cristo, havia um oficial especialmente designado para cumprir o rito, que obedecia ao seguinte cerimonial:A circuncisão se dava geralmente em uma sinagoga, na presença do um mínimo de dez testemunhas e geralmente de manhã. Dois assentos eram preparados no recinto sagrado: um para o padrinho do candidato, o outro para o profeta Elias, que os rabinos imaginavam estar presente, baseando-se em uma interpretação sutil do texto de Malaquias 3,1, combinado com 3 Rs 19,10. Fazia-se o talhe na criança em meio a louvores e preces dirigidas a Deus. A seguir, impunha-se o nome à criança, pois o Senhor deu novo nome à Abraão quando lhe prescreveu a circuncisão (cf. Gên 17,5): de então por diante, o menino passava a fazer parte do povo de Deus e devia ser reconhecido por seu apelativo característico. A cerimônia terminava com uma refeição em família. Quando a criança no seu oitavo dia de vida estava doente, esperava-se a cura para fazer a operação ritual. Caso morresse antes do oitavo dia, era circuncidada em seu lençol mortuário sobre o respectivo túmulo, a fim de que não ficasse privada do sinal distintivo da aliança com Deus.Alguns rabinos afirmavam que o varão, trazendo a marca da circuncisão, não poderia sofrer a ruína eterna após a morte; Abraão, um anjo ou o próprio ar Senhor cancelariam o sinal sagrado nos pecadores que se perdessem para sempre. Rabi Levi julgava que Abraão ficava à porta da geena (região dos réprobos) a fim de colocar em todo israelita culpado um prepúcio (segmento de pele íntegra) tirado de uma criança falecida sem circuncisão (Bereschith rabba 48 [30a. 49]). — Estas proposições, por muito fantasistas que sejam, têm o valor de atestar a grande estima que Israel devotava à mencionada instituição.Dom Estêvão Bittencout, OSB
 Evangelho do dia para a Divina Liturgia
(Jesus entre os doutores)
 Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito. No oitavo dia, quando o menino devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido no ventre da mãe. E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele. Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.





 Comemoração do nosso santo pai na fé:Basílio  
São Basílios pertence, por seu pai, também chamado Basílio, à província do Ponto, e por sua mãe Emília à Capadócia.
Nasceu em Cesaréia da Capadócia entre 329-330. Ele estudou primeiro em Cesaréia e depois em Constantinopla, com o célebre reitor Litânios, enfim em Atenas onde travou estreita amizade com São Gregórios de Nazianzo.
Pouco depois de sua volta à Cesaréia, que aconteceu por volta de 356, retirou-se na solidão, nos arredores de Neocesaréiz, onde a sua mãe e irmã Macrina já viviam a vida monástica. Foi então que ele compôs seus escritos ascéticos. Foi ordenado sacerdote por Eusébios, arcebispo de Cesaréia, e com a morte deste último, foi eleito, em 370, para sucedê-lo e reger a Igreja de Cristo.
Depois de governá-la por oito anos, durante os quais se mostrou testemunha da verdade em face da heresia e cheio de coragem diante das ameaças do imperador ariano Valente, morreu em 1 de Janeiro de 379.
A sabedoria e erudição que estão repletas em suas obras, sua Filocalia (extratos das obras de Orígenes), o tratado sobre o Espírito Santo, a obra Teológica contra o ariano Eunômios, os escritos ascéticos, regras monásticas, comentários das Sagradas Escrituras, panegíricos que ele fez de vários Santos, sua correspondência, enfim o esplendor da força de sua palavra, valeram-lhe o justo título e o epíteto de "Revelador do Céu" e de "Grande".

 NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 06, FESTA DA TEOFANIA DO SENHOR COM A SOLENE CONSAGRAÇÃO DAS ÁGUAS.
NO DOMINGO DIA 13, CELEBRAÇÃO DA SANTA E DIVINA LITURGIA COM A SOLENE CONSAGRAÇÃO DAS ÁGUAS EM FLOREAL-SP ÁS 09:00 NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS
 MOMENTOS DA DIVINA LITURGIA E BATISMO DE CECÍLIA FERZOLLI








COM MEUS TIOS PADRINHOS DE BATISMO E CRISMA (SEBASTIÃO E MARIA) 

BENÇÃO DA ÁGUA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar