Pessoas on line

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A todos nossos leitores e seguidores depois de alguns eventos e viagens retornamos e desejamos um "Ano inteiro de graça da parte do Senhor" 

Festa da Teofania(Batismo) de Deus nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Ações do documento
06 de janeiro

Festa da Teofania (Epifania) de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo é celebrada todos os anos no dia 06 de janeiro. A festa comemora o Batismo de Cristo e a revelação divina da Santíssima Trindade. No batismo de Cristo, todas as três Pessoas da Santíssima Trindade se manifestam; o Pai, Filho e Espírito Santo.. Assim, o nome da festa é Epifania, que significa manifestação, ou Teofania, que significa manifestação de Deus.
O MENINO E A PALAVRA- O VERBO DE DEUS SE FEZ CARNE

História Bíblica
A história bíblica do Batismo de Cristo está registrada em todos os quatro Evangelhos: Mateus 3, Marcos 1:1-9, Lucas 3:21-22 e João 1:31-34.João Batista, o primo de Jesus, é o escolhido por Deus para proclamar a sua vinda, estava pregando no deserto e batizava todos os que iam até ele respondendo ao seu apelo para o arrependimento. As Escrituras nos dizem que Jesus veio da Galiléia até João no Jordão para ser batizado por ele. Inicialmente, João não fazer isso, dizendo que Jesus é quem deveria batizá-lo. Jesus disse a João: "Que seja assim agora, pois é bom para nós, desta forma, cumprir toda a justiça (3:15). João consentiu e Jesus foi batizado. Quando Jesus saiu da água, o céu se abriu de repente, o Espírito Santo desceu sobre ele. O Evangelho diz que o Espírito Santo desceu como uma pomba e pousou sobre ele. Nisso veio uma voz do céu e disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Esta foi a voz de Deus Pai. O batismo de Cristo no Jordão era "teofania", uma manifestação de Deus para o mundo, porque era o início do ministério público de nosso Senhor. Foi também uma "teofania", em que ao mundo foi concedida uma revelação da Santíssima Trindade. Todas as três pessoas manifestaram juntas: o Pai testemunhou do alto a filiação divina de Jesus, o Filho recebeu o testemunho Pai, e o Espírito foi visto na forma de uma pomba, descendo do Pai e repousando sobre o Filho. O tema da "manifestação" ou "revelação" também é expressa na Escritura com o simbolismo da luz. No hino da Festa cantamos, "Cristo apareceu e iluminou o mundo." Assim, 06 de janeiro também é conhecida como a Festa das Luzes. A Igreja celebra neste dia a iluminação do mundo pela luz de Cristo.

Ícone da festa
O ícone da festa da Teofania conta a história dos Evangelhos em imagens e cores. No lado esquerdo do ícone vemos João Batista (1) que está vestido com pêlos de camelo e tem a aparência de alguém que vive no deserto. Seus braços estão abertos, mostrando uma atitude de oração e reverência, mas também apontando Cristo aos outros. Com a mão direita, ele está realizando o batismo.



No centro do ícone é o Cristo sendo batizado no rio Jordão. Ele está em pé na água usando um cinto, e com a mão direita Ele está abençoando as águas do Jordão. Acima de sua cabeça é o Espírito Santo descendo como uma pomba sobre ele (2). No topo do ícone, um semicírculo representa a abertura dos Céus e da voz do Pai.
No lado direito do ícone anjos são mostrados com suas cabeças inclinadas em reverência a Cristo .Eles estão preparados para recebê-Lo quando Ele sair da água.
A celebração da Festa da Epifania
A celebração desta festa de Nosso Senhor começa no dia 5 de janeiro, a Véspera da Teofania. Dependendo do dia da semana, poderia ser feito uma celebração com a Oração das Vésperas seguida pela Liturgia de São Basílio, ou um serviço de manhã com Matinas e da Liturgia de São João Crisóstomo. Após o serviço em 5 de janeiro, o Ofício da Bênção das Águas é realizado. No dia 6 de janeiro, o dia da festa, a Divina Liturgia de São João Crisóstomo é realizada precedida pelas Matinas e seguido pela segunda bênção das Águas. A Bênção das Águas é realizada na igreja, no entanto, em muitos lugares do mundo é realizada ás margens de um rio. Como um sinal de bênção, como Cristo batizado no Jordão, a água benta é derramada no curso do rio. Uma tradição tem sido associada ao arremesso de uma cruz na água para ser recuperada por mergulhadores.

Ícone do Santo Profeta a Precursor São João Batista
A água benta da igreja é dada aos fiéis para consumir e abençoar as suas casas. Nas semanas seguintes depois da festa, o clero visita as casas dos paroquianos e realiza uma bênção com a água benta que foi abençoada na Festa da Teofania. Leituras bíblicas para a festa são os seguintes: Nas Vésperas / Divina Liturgia em 5 de janeiro: 1 Coríntios 9:19-27 ; Lucas 3:1-18 . Na Divina Liturgia em 6 de janeiro: Tito 2:11-14, 3:4-7 ; Mateus 3:13-17 .

 Ícone da teofania do senhor, venerado em nosso iconóstase

RITO DA ConsagRAÇÃO DAS ÁGUAS



BATISMO DAS CRIAnÇAs na teofania do senhor

Hinos da Festa
Apolytikion: (Tom primeiro)
Senhor, quando fostes batizado no rio Jordão, a adoração da Trindade foi manifestada. Eis que voz do Pai prestou-vos testemunho, chamando-Vos Filho Bem Amado, e o Espírito, em forma de uma pomba, confirmou a verdade de Vossas palavras. Glória a Vós, ó Cristo, nosso Deus, que aparecestes e iluminastes o mundo inteiro.
Kondakion: (Tom Quarta)
Hoje Vós aparecestes para o mundo, e vossa luz, ó Senhor, deixou a sua marca em nós, com a compreensão mais completa cantamos para Vós: “Viestes, e vos manifestastes, ó luz inacessível".
Fontes
The Festal Menaion. Translated by Mother Mary (South Canaan, PA: St. Tikhon Seminary Press, 1969) pp. 55-59.
The Incarnate God: the feast of Jesus Christ and the Virgin Mary, Catherine Aslanoff, editor and Paul Meyendorff, translator (Crestwood, NY: St. Vladimir Seminary Press, 1995).
Festival Icons for the Christian Year by John Baggley (Crestwood, NY: St. Vladimir Seminary Press, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar