Pessoas on line

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DECAPITAÇÃO DO SANTO PROFETA E PRECURSOR O GLORIOSO SÃO JOÃO BATISTA


Evangelho de Nosso Senhor JesusCristo, segundo o Evangelista São Marcos
Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois seu nome tinha se tornado muito conhecido. Até se dizia: «João Batista ressuscitou dos mortos, e é por isso que atuam nele essas forças milagrosas!» Outros diziam: «É Elias!» Ainda outros: «É um profeta como um dos antigos profetas.» Depois de ouvir isso, Herodes dizia: «Esse João, de quem eu mandei cortar a cabeça, ressuscitou.» De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes:« Não te é permitido ter a mulher do teu irmão. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que ele era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galiléia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: «Pede­me o que quiseres, e eu te darei.» Ele fez até um juramento: «Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino.» Ela saiu e perguntou à mãe: «Que devo pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: «Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.» O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, o rei mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura. Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado.
Kondáquion para a Divina Liturgia deste dia.
A memória do justo deve ser enaltecida,
mas a vós, ó Precursor, basta para vós o testemunho do Senhor.
Em verdade, vós fostes o maior dos profetas,
pois fostes julgado digno de batizares nas águas
aquele que eles tinham apenas anunciado.
Também combatestes com valentia pela verdade,
feliz em anunciares, mesmo aos cativos do inferno,
a aparição de Deus feito homem,
aquele que tira o pecado do mundo e se compadece de nós.



Depois de ter sido agraciado com o meu natalício no dia do nascimento do Santo Profeta João Batista em 24 de junho, fui batizado neste dia glorioso de sua decapitação; 29 de agosto. Minha eterna gratidão aos meus pais e aos meus padrinhos de batismo José e Maria que me apresentaram neste dia a Glória do Senhor. Peço a todos os leitores que me inclua em suas orações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar