Pessoas on line

domingo, 14 de agosto de 2011


DORMIÇÃO DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS E SEMPRE VIRGEM MARIA

NOSSA SEGUNDA PÁSCOA



«Hoje, a arca santa e viva do Deus vivo, aquela cujo seio tinha trazido o seu próprio Criador, repousa no templo do Senhor, templo não construído pela mão do homem. David, seu antepassado e parente de Deus, dança de alegria (2 Sm 7,14); os anjos dançam em coro, os arcanjos aplaudem e as potestades dos céus cantam a sua glória…»
S. João Damasceno (cerca de 675-749), monge, teólogo, doutor da Igreja

Apolitikion da Festa
Na vossa maternidade, conservastes a virgindade
e em com vossa morte não abandonastes o mundo, ó Mãe de Deus.
Passastes para a vida, vós que sois a Mãe da Vida
       assim, por vossas orações, livrais da morte as nossas almas.

Kondakion
O túmulo e a morte não subjugaram a Mãe de Deus,
a incansável Intercessora e a vigilante Protetora;
mas, sendo ela a Mãe da Vida fê-la passar para a vida,
Aquele que habitou em seu seio sempre virgem.

 O Ano Civil começa no dia 1º janeiro de cada ano. Ao passo que para nosso Rito Bizantino o Ano Eclesiástico começa no dia 1° de setembro. Assim a primeira e última Festa litúrgica são marianas: no dia 08 de setembro celebramos a Natividade da Mãe de Deus e a última  grande festa do ano litúrgico bizantino (que nos Minéa termina no dia 31 de agosto) é a: Dormição da SS. Mãe de Deus, Kóimesis no grego, palavras que alude justamente ao ato de dormir. E a tradicional representação iconográfica de 15 de agosto mostra a Virgem estendida no leito de morte, rodeada para o último sono pelos apóstolos, vindos prodigiosamente dos lugares onde pregavam o evangelho, tendo ao centro Jesus Cristo que acolhe a sua alma, representada como uma menina envolta em faixas e por ele sustentada.
A partir do dia 1 de agosto, o Oriente bizantino prepara-se para a festa com um jejum (do qual também fala São Teodoro Estudita, morto no ano 826) e dado que, além da pré-festa do dia 14 de agosto, os textos litúrgicos falam do trânsito de Maria SS. ao céu até o dia 23 de agosto, pode-se afirmar que este é o mês mariano dos fiéis ortodoxos e greco-católicos.

A celebração dessa solenidade no dia 15 de agosto foi fixada com um edito do imperador do Oriente, Maurício (582-602), confirmando uma tradição, sem dúvida, mais antiga. No Ocidente, a festa foi introduzida, juntamente com outras três festas marianas, pelo papa Sérgio I, coincidindo as datas de sua celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar