Pessoas on line

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus

(Padroeira da nossa Eparquia Greco Melquita Católica Nossa Senhora do Paraíso)



Dia 15- Sábado

18:30 horas- Vésperas Solenes e Unção dos Penitentes.

19:00 horas- Divina Liturgia.

21:00 horas- Ofício Mariano "Akhatistos"

Dia 16- Domingo

06:00 horas- Canto dos Salmos ( Ofício das Matinas)

08:00 horas- Oração da Manhã (Laudes)

09:00 horas- Divina Liturgia (única do dia) 

Batismo do Enzo, filho do amigo Hudson, jogador do São Paulo Futebol Clube
 Epitáfio da Mãe de Deus

 
 Durante a noite inteira pessoas revesavam na Adoração a Jesus Eucarístico


 A meia noite cantamos o ''Akáthistos"





 

































 








































ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO A NOITE 

INTEIRA.


Que idade tinha a Theotókos (Mãe de Deus) Quando ela repousou no Senhor?
No disco, ao lado da Prósfora (Cordeiro); figura a Virgem Maria, esta partícula triangular do lado direito (esquerdo de quem olha)
A Mãe acompanha o Filho na obra da Redenção continuada no Divino Sacrifício da Santa e Divina Liturgia (Santa Missa) 
 Pelo Professor Dr. Spyridon Kontoyiannes,
Professor de Teologia na Universidade de Atenas
Tradução Arquimandrita João

Como a tradição da nossa Igreja ensina, a dormição da Theotokos teve lugar na casa de São João Evangelista, onde a Santíssima Virgem teria ficado, juntamente com seu irmão Tiago e sua mãe Salomé que tinha um parentesco com a Theotokos, de acordo com o episódio conhecido de Cristo na cruz (João 19: 26-27). A Theotokos foi informada sobre sua  iminentes dormição por um anjo, três dias antes do evento, e assim ela foi capaz de se preparar e dar-lhe duas peças para duas peças a vizinhas viúvas.

Quando Santa Virgem adormeceu e seus olhos estavam fechados, os Apóstolos, que havia sido milagrosamente reunidos em Jerusalém, dos "confins da terra", levaram seu corpo  para o jardim da sua família no Getsêmani, onde seus pais, Joaquim e Ana, tinham sido enterrados, e enterrou-o lá. Durante o transporte do seu corpo, judeus fanáticos tentaram derrubá-lo, mas eles ficaram milagrosamente cegos. Apenas um deles foi capaz de tocar o esquife, mas uma espada invisível cortou suas duas mãos.

Muitos dos fiéis, no entanto, em muitas ocasiões, levantaram a questão: quantos anos tinha Nossa Senhora quando ela adormeceu? Para encontrar a idade dos Theotokos no momento da sua dormição temos de tomar os acontecimentos de sua vida, um por um, como eles não são mencionados pelo Novo Testamento recorremos a tradição da nossa Igreja.

1. No que diz respeito à data do nascimento da Theotokos, a Menaia para a Igreja de acordo com a tradição, é 08 de setembro do ano 16 aC.

2. Seu noivado celebrado  por Zacarias seu parente (Lucas 1:36) com São José, que também era seu parente (Lucas 1:27 3: 23s), ocorreu quando Santa Virgem tinha 14 anos.

3. Sua Anunciação, que ela daria à luz o Filho e Palavra de Deus pelo Arcanjo Gabriel ocorreu no ano 1 aC, ou seja, quando a Santa Virgem tinha completado seu 15º ano.

4. Por isso, quando ela deu à luz a nosso Senhor Jesus Cristo ela tinha 16 anos.

5. No derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, em maio do ano 33 dC, A Santa Virgem tinha completado 48 anos e esteve presente juntamente com os Apóstolos no Cenáculo de Jerusalém (Atos 1: 14, 2: 1 e ss).

Todos os fatos acima mencionados relativas à vida da Theotokos são fornecidos por Lucas, o Evangelista em seu Evangelho e em seu livro dos Atos dos Apóstolos, em combinação com os grandes eventos e sagrados da Igreja, porque a Santa Virgem era a pessoa mais venerado na Igreja primitiva como a Mãe do nosso Salvador e Deus.

Assim, quando no ano AD 48/49, outro grande e sagrado evento teve lugar na Igreja, o Sínodo Apostólico e Lucas não diz se Nossa Senhora estava presente. Ele não faz menção, não por desprezo ou irreverência para com Ela, mas simplesmente porque por seu silêncio, ele indica que ela tinha adormecido um pouco mais cedo do que a convocação do Sínodo Apostólico em AD 47 ou 48/49. Teria sido impensável e irracional se o primeiro historiador da Igreja deliberadamente ignorou a pessoa que deu à luz o Redentor do mundo; a pessoa a quem os seres humanos há mais de dois mil anos "foram transformandos, depois de Deus" e considerá-la como sua "fortaleza e proteção indissolúvel." O silêncio de Lucas, o Evangelista, neste caso, significa nada mais do que Nossa Senhora tinha adormecido. Ela adormeceu e foi transportada para o céu como a Mãe do nosso Deus e nossa Mãe a vida com a idade de 62/63.

O único apóstolo que estava ausente do funeral do Theotokos foi Tomé. No entanto, quando chegou três dias depois e foi para a sepultura da Theotokos, ele não encontrou seu corpo lá, mas apenas suas roupas no sepulcro. No túmulo do Theotokos um magnífico templo foi erguido que é atribuído à Santa Helena. Após a destruição do templo bizantino os imperadores Marciano (450-457) e Pulquéria ergueram o templo que ainda hoje existe.


Foi neste templo em Gethsemane que São João Damasceno elaborou os seus célebres Hinos e Homilias em defesa da  Theotokos . É com ele que nós também cantamos hoje: "Vamos louvá-la hoje com canções sagradas ... Vamos honrá-la com uma vigília durante toda a noite ... Vamos agradecê-la com pureza de alma e corpo ... Vamos chorar com Gabriel, o primeiro líder dos anjos ... Salve, através de quem a morte está sendo deixada de lado e a vida triunfando”

Arquimandrita João no Eleon


Certa vez, quando a Virgem Maria estava rezando no monte Eleon, perto de Jerusalém, apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel com um ramo de figueira em suas mãos e diz a ela que dali a 3 dias a sua existência na Terra estará terminada e que Jesus Cristo virá buscá-la para a levar com Ele. Cristo fez tudo de maneira a que nessa época todos os apóstolos vindos de países diferentes estivessem todos em Jerusalém. No momento do seu final, uma luz intensa iluminou o quarto onde estava a Virgem Maria. Jesus Cristo, rodeado de Seus anjos surgiu e recebeu a sua alma puríssima. Os apóstolos sepultaram o sagrado corpo da Virgem Maria, de acordo com a sua vontade, ao pé da montanha Eleon, no Jardim Gethsemani, na mesma caverna-túmulo onde estavam sepultados os corpos de seus pais e também de José. Durante o funeral aconteceram muitos milagres. Apenas por tocarem o caixão da Virgem Maria, cegos começavam a ver, maus espíritos eram expulsos dos possuídos e todas as doenças curadas. Três dias após o funeral da Virgem Maria, chega a Jerusalém, atrasado, o apóstolo Tomé. Tomé estava muito triste porque não conseguira despedir-se da Mãe de Cristo e do fundo da alma desejava orar e prestar homenagens em seu túmulo. Quando abriram a caverna, onde a Virgem Maria havia sido sepultada, não encontraram o seu corpo, somente os véus utilizados no funeral. Impressionados, os apóstolos voltaram para suas casas. À noite durante as suas orações eles ouviram anjos a cantar. Olhando para cima, os apóstolos viram no alto, no ar, a Virgem Maria cercada de anjos, iluminada por uma intensa luz celestial. Ela disse aos apóstolos: "Alegrem-se, Eu estou com vocês todos os dias!" Esta sua promessa de ajudar e defender os cristãos Ela mantém até os dias de hoje, assumindo-se como nossa Mãe celeste. Em virtude de seu imenso amor e ajuda poderosa, os cristãos desde épocas antigas consideram-na e procuram-na em busca de ajuda, chamando-a medianeira incansável de todos os cristãos existentes, alegria de todos os que sofrem, Aquela que mesmo após a sua morte, nunca nos abandonará.
Desde os tempos mais antigos, a exemplo do profeta Isaías e de sua parente Isabel, os cristãos passaram a chamá-la de Mãe de Cristo e Mãe de Deus. Esta denominação vem do fato de Ela ter dado vida e corpo Àquele Que sempre foi e sempre será o Deus verdadeiro. A Sagrada Virgem Maria é por si só um grande exemplo para ser seguido por todos os que querem agradar a Deus. Ela foi a primeira quem se decidiu inteiramente a dedicar a sua vida a Deus.
Ela demonstrou que a sua voluntária condição de Virgem está acima da vida em família e do casamento. Seguindo o seu exemplo, a partir dos primeiros séculos, muitos cristãos optaram por viver as suas vidas na castidade, virgindade, em orações, jejum e pensamento em Deus. Assim surgiu e se consagrou a prática dos conventos e mosteiros. Que pensar do mundo contemporâneo, que absolutamente não valoriza e até humilha a virtude da castidade, virgindade, esquecendo as palavras de Cristo: "Há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por amor do reino dos céus. Quem pode compreender, compreenda!" (Mat.19:1-2) ?!. Resumindo este breve relato da vida terrena da Sagrada Virgem Maria, é necessário dizer que Ela, em seu momento máximo de graça e alegria, quando foi escolhida para ser a Mãe do Salvador do mundo e também no momento da sua máxima dor aos pés da cruz (conforme profecia de Simeão "Seu coração foi dilacerado") demonstrou total autocontrole. Assim, Ela demonstrou toda a força e beleza de suas bençãos e graças: Fé inabalável, paciência, coragem, esperança em Deus e amor a Ele, aceitação. Por isso nós, cristãos, temos um imenso respeito, admiração e consideração por Ela e esforçamo-nos por imitá-La nos seus exemplos.
Bispo Aleksandr Mileant
Traduzido por Boris Poluhoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar