Pessoas on line

terça-feira, 12 de abril de 2011

 CRISTO RESSUSCITOU DOS MORTOS; PELA MORTE VENCEU A MORTE E DEU A VIDA AOS QUE ESTÃO NOS TÚMULOS!

Na manhã do Domingo da Ressurreição 
Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou!
Христос Воскресе!
Христос Воскрес!
Хрыстос уваскрэс!
Христос Васкрсе!
Христос е възкръснал!
Христос воскресна!
Χριστός Ανέστη!
Hristos a înviat!
المسيح قام حقا قام
המשיח קם לתחייה
Chrystus zmartwychwstał!
Le Christ est ressuscité!
Christ is risen!


PROGRAMA DA GRANDE SEMANA SANTA
PARÓQUIA SÃO JORGE
 2011
as fotos estão nos respectivos dias do programa
(Icone da Ressurreição de Lázaro)

CLIC SOBRE AS FOTOS PARA  AMPLIÁ-LAS
(Ícones dos eventos colocados na igreja para a veneração dos fiéis: Ressurreição de Lázaro e Entrada Triunfal em Jerusalém.)















Ao iniciar esta Grande Semana Santa de 2011, desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa que se aproxima.
Com minha benção.
Arquimandrita João.  

Este Sábado para nós é um Domingo. O "O DIA DO SENHOR", que trabalha sempre. Jesus é também Senhor do sábado. Em todos os  sábados nossa Liturgia Bizantina recorda os falecidos; dentre eles nossos entes queridos que no Senhor adormeceram, tendo em vista que no Domingo, celebramos nossa Páscoa semanal, para proclamr que a palavra final é da vida e não da morte. Mas neste sábado de Lázaro celebramos o que o Senhor faz por nós hoje e sempre: ressuscita-nos da morte do pecado e nos dá o perfume da graça sobre o mau cheiro das nossas transgressões, fazendo-nos voltar a sermos o "perfume de Deus". Ressuscitando Lázaro, Cristo confirmou a verdade da Ressurreição Universal! Pela ressurreição de Lázaro a morte começa a tremer, um duelo entre a vida e a morte; é a chave do mistério litúrgico da Pascoa. O sábado de Lázaro era o anuncio da Pascoa. Lázaro, o amigo de Jesus, personifica cada um de nós e toda a humanidade; Betânia “a casa” de Lázaro, é o simbolo de todo o Universo. Todo homem foi criado amigo de Deus e chamado ao conhecimento e comunhão com Ele, compartilhar da mesma vida: “a vida estava nele, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1:4) Jesus “chorou” porque amava seu amigo Lázaro. A ressurreição é a manifestação não de um poder, mas de um amor. É o amor que chora sobre o túmulo e é o amor que dá a vida.
DIA 16- SÁBADO DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO – ABERTURA DA GRANDE SEMANA SANTA. Divina Liturgia ás 19:00 horas
(Icone da Entrada de Nosso Senhor em Jerusalém)
DIA 17- DOMINGO DE RAMOS-ENTRADA TRIUNFAL DE NOSSO SENHOR EM JERUSALÉM- Divina Liturgia com benção e procissão de ramos ás 09:00 horas
















































Sábado de Lázaro e Domingo de Ramos têm em comúm: o triunfo e a vitória. O sábado revelou o inimigo que é a morte; o domingo anuncia a vitória, o triunfo do Reino de Deus. A entrada na cidade santa foi, na vida de Jesus, seu único triunfo visível. Nós proclamamos que Cristo é o nosso Rei e nosso Senhor: no entanto, nós esquecemos que o Reino de Deus já foi inaugurado e no dia do nosso batismo fomos feitos cidadaõs do Reino. Durante algumas horas Cristo foi verdadeiramente Rei sobre a terra, neste mundo que é o nosso. Neste breve triunfo terrestre de Cristo, Ele introduz a realidade do Reino de Deus no nosso tempo, dando-lhe sentido e finalidade. Quando recebemos o ramo, nós renovamos nosso compromisso e confessamos que seu Reino é o único objetivo da nossa vida, proclamamos a nossa fé na vitória final de Cristo.
(Ícone do Cristo Esposo)
DIA 18- GRANDE SEGUNDA-FEIRA SANTA
Liturgia dos Dons Pré Santificados ás 19:00 horas.  
Dia 19- GRANDE TERÇA-FEIRA SANTA
Liturgia dos Dons Pré Santificados ás 19:00 horas      
(Icone da unção do Senhor, pela pecadora)
 GRANDE QUARTA-FEIRA SANTA
Liturgia dos Dons Pré Santificados com a Solene Benção dos Santos Óleos dos Penitentes/Enfermos e Catecúmenos ás 19:00 horas. 

Antes da Liturgia os óleos estavam sobre a pia batismal, depois foram levados em procissão para a benção.



















Vasos com os Santos Óleos  

Na quarta-feira, a Igreja dá-nos o exemplo da adúltera que, uma vez tendo se encontrado com o Senhor, percebeu a gravidade de seus pecados, caiu perante Ele e lavou os Seus pés com lágrimas e preciosos perfumes. Os hinos desta manhã exortam-nos a imitar a mulher pecadora confessando nossos pecados e nos afastando deles. Santa Unção em recordação desse tremendo ato de amor trazido por aquela que estava em pecado, a Igreja traz-nos nesta noite os santos óleos, e celebra o Sacramento da Unção para a saúde do corpo, da mente e do espírito.

Apolitikion
Eis que o esposo vem no meio da noite.
Feliz o servo que ele encontrar vigilante.
Aquele, porém, que encontrar imprevidente,
será considerado indigno de acompanhá-lo.
Acautelai-vos, pois, ó minha alma,
a fim de que não sejas entregue à morte
e fiques fora das portas do Reino.
Mas, desperta, clamando: "Santo, Santo, Santo és ó Senhor!
Pela intercessão da Mãe de Deus, tem piedade de nós!

Kondakion
Pequei mais que a pecadora, ó Bom Deus,
mas não vos ofereci torrentes de lágrimas.
Prostro-me agora, diante de Vós, adorando-vos em silêncio e beijando com amor vossos pés imaculados,
a fim de que Vós, que sois o Senhor,
perdoes as minhas culpas, a mim que clamo:
"Ó Salvador, tirai-me da lama de minhas ações!"
(Ícone da Ceia Mística)
Dia 21- GRANDE QUINTA-FEIRA SANTA
Liturgia das Vésperas ás 18:00 horas, ás 19:00 horas Divina Liturgia da Ceia Mística e Lava pés, Leitura dos Doze Evangelhos e Cerimônia da Crucificação do Senhor.   



















       




Durante a celebração da Ceia Mística na Grande Quinta-feira Santa, ocorreu a leitura dos Doze Evangelhos narrando a Paixão do Senhor; no final de cada leitura apagava uma vela correspondente à leitura terminada. Nofinal, sobrou apenas uma acesa que foi guardada até acender o fogo na vigília do Sábado Santo. A morte não tem mesmo a palavra final na vida do cristão. Somente Cristo que é a luz verdadeira.











 A chama restante é guardada atrás do altar para acender o Fogo Novo.

(Ícone da Cruz de Nosso Senhor)
       DIA 22- GRANDE SEXTA-FEIRA SANTA
Ás 15:00 horas- Cerimônia da descida da cruz do corpo de Nosso Senhor, embalsamamento, aspersão do perfume, procissão com o esquife com o ícone do Senhor morto e Salmos das Vésperas.   

















Depois de retirar o ícone do Crucificado da cruz, como fizeram Nicodemos e José de Arimatéia, simbolicamente foi envolto num lençol e embebido de perfume, que depois foi aspergido também sobre os fiéis; e coberto por pétalas de rosas vermelhas que no final do Ofício os fiéis levaram para casa, é comum fazer um chá e servir as visitas. 























O "Antiménsion", toalha na qual esta gravada a cena da descida da Cruz do corpo de Nosso Senhor, que fica sobre o altar sendo que somente sobre ela o sacerdote pode celebrar o Divino Sacrifício da Missa, representa a pedra do sepulcro, foi cilocada sobre o ícone do Senhor morto e por fim o Evangeliário. (Livro dos Santos Evangelhos) 




















Após a procissão com o esquife todos os fiéis passaram sob o mesmo, recordaando as palavras do Santo Apóstolo Paulo que diz que fomos sepultados com Cristo e ressurgimos com Ele pelo Batismo para uma vida nova.


No final todos vieram venerar o ícone do Senhor crucificado retirado da cruz.








(Ícone da descida da Cruz do precioso corpo de Nosso Senhor) 
DIA 23- GRANDE SÁBADO SANTO- Ás 18:00 horas Liturgia das Vésperas, Benção do Fogo e Divina Liturgia.  (O dia do padroeiro será no próximo domingo dia 01 de maio)


Durante o Sábado Santo a igreja ficou aberta e no mais profundo silêncio todos os fiéis oraram por um instante diante do "epitáfio"; lençol no qual esta gravado o corpo do Senhor morto a espaera da proclamação da Páscoa. 
ACruz e o ícone da Ressurreição foram enfeitados com folhas de louro, símbolo da vitória.
Ao anoitecer iniciamos as Vésperas m a trasladação do epitáfio para o altar e em seguida iniciamos a Divina Liturgia




Neste sugestivo castiçal temos um ícone do Senhor Ressuscitado rodeado pela expressão pascal em grego: "Cristós anéstis"; Cristo Ressuscitou. Estas tres velas nos reportam á Trindade: o Pai pelo vermelho, o Filho pelo amarelo e o Espírito Santo pelo verde de acordo com a iconografia bizantina.











































































(Ícone da Ressurreição Gloriosa do Nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo)
DIA 24- GRANDE DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
Ás 09:00 horas solene Abertura das Portas, distribuição do louro e Divina Liturgia
Na manhã do Domingo da Ressurreição as portas da igreja estavam fechadas como o sepulcro. Na mesao ícone da Ressurreição, o Santo Evangelho e um bacia com uma porção de folhas de louro. 



O Santo Evangelho proclamado nos falava das mulheres que foram bem cedo ao túmulo levando aromas.  Todas as manhãs de domingo comparecemos com o perfume da nossa fé para encontrarmos o Ressuscitado.


Em seguida o sacerdote bate na porta com a cruz
e dialoga uma vóz que ressoa de dentro da igreja e entra espalhando  folhas de louro para todos os lados ao canto de "Cristo Ressuscitou..." em árabe, grego e português.  

Após a benção do pão uma porção foi entregue a Srª Maria Helena Arbex cuja família síria de Yaboud, oferece á 50 anos este pão Monsenhor Pedro Arbex fundador da nossa Paróquia era seu tio. 

No final da Divina Liturgia veneramos o ícone da Ressurreição cantando hinos em árabe, grego e português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar