Pessoas on line

terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRANDE ABRAÇO PATERNO

Arquimandrita João e Sua Beatitude Gregório III

Esta imagem reproduz a grande alegria que contagiou a todos nós da Comunidade Greco Melquita Católica de Juiz de Fora-MG, no dia 11 de agosto último: a visita de Sua Beatitude o Patriarca Gregório III Laham, dos Grecos Melquitas de Antioquia, Jerusalém, Alexandria e todo o Oriente; em sua 1ª Visita Pastoral ao Brasil desde sua eleição ao Trono Patriarcal em novembro do ano 2000, como sucessor do Santo Apóstolo Pedro de número 271. Outras fotos serão publicadas.

 Segue a biografia do nosso Patriarca.   
Nasceu em Daraya, perto de Damasco, Síria, em 1933, com o nome de batismo Loutfi Laham. Com 11 anos, ingressou no Seminário de São Salvador dos Padres Basilianos Salvatorianos em Shoof, Líbano. Professou seus votos religiosos simples na Ordem Basiliana Salvatoriana em 1949, e seus votos religiosos solenes em 1954.
Recebeu sua educação religiosa e filosófica no Seminário de São Salvador, em Joun, Líbano. Terminou seus estudos com a graduação em Teologia em Roma, sendo ordenado sacerdote em 1959 na Igreja da Abadia de Grottaferrata, que fica ao sul da cidade.
O futuro patriarca recebeu um doutorado em Teologia Oriental pelo Pontifício Instituto Oriental em Roma depois de sua ordenação. Serviu então como superior do Seminário Maior São Salvador de 1961 a 1964. Neste período, em 1962, fundou a revista Al-Wahdah - Unidade na Fé, a primeira revista ecumênica a ser publicada em árabe.
Também fundou uma série de orfanatos e escolas técnicas.
Em 1981, foi ordenado arcebispo pelo Patriarca Máximo V.
Em 29 de novembro de 2000, foi eleito patriarca, sucedendo Máximo V Hakim, que resignou com 92 anos por causa de saúde prejudicada, e morreu sete meses depois. Recebeu do Santo Padre o Papa João Paulo II a "Comunnio Apostólica".
Assumiu o nome de Gregório ("vigilante", em grego) depois do do Patriarca Gregório II Youssef, o último de sua ordem que tinha sido eleito patriarca (1864-1897). O lema de Gregório III é "Vigiai no amor".
Em 8 de maio 2008, juntamente com outros Bispos e Arquimandritas Melkitas, foi acolhido em Vaticano pelo Papa Bento XVI.
Em outubro participará no Vaticano do Sínodo para as Igrejas do Médio Oriente.
De 5 à 17 de agosto 2010 visitou o  Brasil de onde partiu para a Argentina onde presidiu a VII Conferência dos Bispos qur trabalham na imigração (fora do oriente). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar