Pessoas on line

terça-feira, 31 de agosto de 2010






01 DE SETEMBRO: INDICÇÃO DO NOVO ANO ECLESIÁSTICO

Inicío do Ano Liturgico Bizantino
A Igreja de Cristo celebra neste dia a Indicção que, cuja terminologia romana significa limite, o que quer dizer o inicio do ano eclesiástico. Este termo vem da prática de que os imperadores romanos faziam cobrar, a cada ano, nesta época, um imposto sobre os seus súditos para a manutenção da armada. A taxa deste imposto anual era fixada a cada (todos os) 15 anos. E por isso que, igualmente, chamamos indiccão os ciclos de 15 anos que começam sob César Augusto, 3 anos antes do nascimento de Cristo segundo a carne.
De outra parte, o mês de setembro é a época onde regressam os frutos das colheitas nos celeiros, preparando-se ao novo ciclo agrícola e dando graças a Deus pela sua benignidade para com a Criação. Faziam já assim os judeus sob o regime da antiga Lei. O primeiro dia de seu sétimo mês (inicio de Setembro), eles celebravam a Festa das Trombetas, cessando todo trabalho a fim de se consagrarem somente a oferenda de sacrifícios de agradável aroma e em louvor a Deus (Lv. 23, 24-25).
 O Cristo, Filho e Verbo de Deus, Criador do tempo e do espaço, Rei pré-eterno de todos os séculos - que encarnou a fim de conduzir todas as coisas à unidade e reconciliar todos os homens, tanto judeus como pagãos em uma única Igreja - quis também unir nele mesmo as coisas submissas às leis naturais e aquilo que ele havia promulgado pela Lei escrita. E por isso, que neste dia, onde a natureza se prepara a desenrolar um novo ciclo de suas estações, nós comemoramos o episodio onde o Senhor Jesus Cristo dirige-se à Sinagoga e, abrindo o livro de Isaias, lê a passagem onde o Profeta diz em seu Nome: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.» (Lc. 4,18-19). Façamos votos, de que todos os dias deste novo Ano Liturgico sejam vividos na conformidade de nossa vida aos Mistérios da vida e dos ensinamentos de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, vossa Santíssima Mãe, dos gloriosos Apóstolos e de todos os Santos.  
A  Divina Liturgia (Santa Missa) em nossa Paróquia Greco Melquita Católica São Jorge de Rito Bizantino acontecem nos seguites dias e horários:
Domingo 09:00 e 18:00 horas (No horário de Verão ás 19:00 horas).
Sábado 19:00 horas.
De 3ª a 6ª feira 08:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar