Pessoas on line

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Exposição da nossa Fé

Por São João Damasceno (c. 676-749), monge, teólogo, Padre da Igreja


Icone de Cristo

«Vosso Pai, que está no céu,
não quer que se perca um só destes pequeninos»
Vós me formastes, Senhor, do corpo de meu pai;
Vós me formastes no ventre de minha mãe;
Vós me fizestes sair à luz, menino e nu,
porque as leis da natureza seguem sempre os vossos preceitos.
Com a bênção do Espírito Santo
preparastes a minha criação e a minha existência,
não por vontade do homem,
nem por desejo da carne (Jo 1, 13),
mas pela vossa graça inefável.
Preparastes o meu nascimento
com cuidado superior ao das leis naturais,
fizestes-me sair à luz do dia
adotando-me como vosso filho (Gl 4, 5)
e me contastes entre os filhos da vossa Igreja santa e imaculada.
Vós me alimentastes com o leite espiritual dos vossos ensinamentos.
Vós me sustentastes com o vigoroso alimento
do Corpo de Cristo, nosso Deus, Filho Unigênito,
e me embriagastes com o cálice divino do vosso Sangue vivificante
que Ele derramou pela salvação de todo o mundo.
Porque Vós, Senhor, nos amastes
e nos destes o vosso único e amado Filho para nossa redenção,
que Ele aceitou voluntária e livremente…
E assim, Senhor Jesus Cristo, meu Deus,
vos humilhastes para me levares aos ombros como ovelha perdida
e me apascentastes em verdes pastagens (Sl 22, 2).
Vós me alimentastes com as águas da verdadeira doutrina
por meio de vossos pastores,
aos quais Vós mesmo alimentas,
para que, por sua vez,
alimentem a vossa grei, escolhida e nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar