Pessoas on line

sexta-feira, 9 de setembro de 2011



DIVINA LITURGIA EM BICAS-MG
DOMINGO 18 DE SETEMBRO
PARÓQUIA SÃO JOSÉ
NA OCASIÃO CELEBRAMOS O DOMINGO APÓS A FESTA DA SANTA CRUZ


















Nossos agradecimentos e orações ao nosso querido irmão Pe Cássio Barbosa e todos os paroquianos que nos receberam com muita alegria.


FESTA DA EXALTAÇÃO UNIVERSAL DA SANTA E VIVIFICANTE CRUZ
No dia 14 de setembro na Liturgia da Igreja tem lugar uma festa muito especial que figura em nosso calendário bizantino católico como sendo uma das Doze Grandes Festas: Exaltação Universal da Santa e Vivificante Cruz. Tal festa difundiu-se rapidamente por todo o Oriente a partir do dia 13 de setembro do ano 335, quando foi inaugurada a Basílica Constantiniana construída sobre o local da Paixão e gloriosa Ressurreição do Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Nesta ocasião foi descoberta a Preciosa Cruz na qual Nosso Senhor foi crucificado, mediante o grande esforço da piedosa mãe de Constantino a grande Santa Helena. Em Roma esta festa começou em pleno sáculo VI quando começou a apresentar a Preciosa Cruz para a veneração dos fiéis no dia 14 de setembro. Nós iniciamos tão grande comemoração com o período chamado pré-festa, uma vigília (preortia), o dia próprio da Festa e sete dias de pós-festa (apodosis), mais um outro dia, quando o término se da no dia 21 do mesmo mês. No dia da Festa, faz se um pequena procissão, o sacerdote para no centro da igreja e abençoa os quatro lados com a relíquia da Santa Cruz, depois coloca a cruz numa bandeja ornada com flores e coloca sobre uma mesa de modo que o sacerdote e os fiéis prostrados de joelhos adoram a Santa e Vivificante Cruz e a sagrada relíquia da Santa Cruz, termina com todos recebendo as flores que ornavam a Cruz.
Kondáquion da Festa no Domingo antes da Santa Cruz
Ó Cristo Deus, que, voluntariamente, fostes suspenso na Cruz,
tende compaixão do povo que traz o vosso nome.
Alegrai, pois pelo vosso poder, a vossa santa Igreja
e concedei-lhe a vitória sobre o mal.
Que vossa aliança seja para nós
uma arma de paz e um troféu de vitória!
 
No Concílio Quinissesto no ano de 692 o Santos Padres ordenaram que se rendessem a Santa Cruz a “adoração em espírito e nos lábios”. Exatamente durante o 2º Concílio de Nicéia que ocorreu no ano 787 os Santos Padres manifestam a verdadeira natureza desta adoração: “ a Santa Cruz como aos Ícones deve-se tributar “Adoração Honorífica”, não culto propriamente dito reservado somente a Deus. Em nossa Paróquia a Festa da Santa Cruz será comemorada da seguinte forma:

Trisagion da Festa

Diante da vossa santa Cruz, ó Mestre, nos prostramos
e glorificamos a vossa santa Ressurreição. (3 vezes)
Glória ao Pai...
E glorificamos a vossa santa Ressurreição.
Diante da vossa santa Cruz, ó Mestre, nos prostramos
e glorificamos a vossa santa Ressurreição.

(Ìcone da Exaltação da Santa e Vivificante Cruz)

(Momentos da Divina Liturgia)













Domingo antes da Santa Cruz dia 11 durante a Divina Liturgia será exposta a Relíquia da Santa Cruz e conforme o nosso calendário litúrgico celebraremos o Domingo antes da Santa Cruz com tropários, condáquios, epístola e Evangelho próprios. Na quarta-feira dia 14 serão feitos os próprios da Festa e no Domingo dia 18 o encerramento com as bênçãos com a Relíquia da Santa Cruz no Domingo após a Festa da Santa Cruz.PERPÉTUO SOCORRO


 Theotóquion da Festa
Vós, que pela nossa salvação nascestes da Virgem,
sofrestes a crucifixão, ó Misericordioso,
e com a morte vencestes a morte,
como Deus, revelando a Ressurreição;
não abandoneis a nós, criaturas de vossas mãos!
Mostrai-nos a vosssa bondade pela humanidade,
atendei as preces da vosssa Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso,
e salvai, ó Salvador, nosso povo desolado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar