Pessoas on line

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Eleito o novo patriarca da Igreja Católica Melquita

 





Mensagem do Papa ao novo Patriarca da Igreja Greco-melquita

Beirute (RV) –  “Como sucessor de Pedro chamado por Jesus para conservar na unidade sua única Igreja, concedo-vos com grande alegria a Comunhão Eclesiástica solicitada, em conformidade com o Código dos Cânones das Igrejas Orientais”.
Com estas palavras o Papa Francisco parabenizou Sua Beatitude Youssef Absi, eleito pelo Sínodo reunido em Ain Taz, no Líbano, como novo Patriarca da Igreja Greco-melquita, concedendo a ele a “Ecclesiastica Communio”, segundo o can. 76 § 2 do Código dos Cânones das Igrejas Orientais.
Logo após ser eleito, de fato, em sinal de comunhão e obediência, o novo Patriarca envia ao Sumo Pontífice uma mensagem, onde pede que lhe  seja concedida a “Ecclesiastica Communio”.
“A eleição de Sua Beatitude – disse Francisco em sua mensagem - ocorre em uma situação delicada para a venerável Igreja greco-melquita e num momento em que muitas comunidades cristãs no Oriente Médio são chamadas a testemunhar em uma maneira especial de sua fé em Cristo morto e ressuscitado”.
“Neste momento particularmente difícil – enfatizou o Papa -  os pastores são chamados a expressar a comunhão, unidade, proximidade, solidariedade e transparência para o povo de Deus que sofre”.
Na mensagem o Pontífice assegurou ao recém eleito as suas orações, para que “Cristo, o Bom Pastor, o sustente no cumprimento da missão que vos é confiada e para o serviço que vos é pedido”.
O Santo Padre manifesta a certeza de que o novo Patriarca, “em harmonia fraterna com todos os Padres Sinodais, será, com toda sabedoria evangélica, não somente  ''Pater e Caput'' a serviço dos fiéis da Igreja Greco-melquita, mas também uma testemunha fiel e autêntica do Ressuscitado”.
“Confiando-vos à materna proteção da Santíssima Mãe de Deus – conclui a mensagem -  vos concedo a minha Bênção Apostólica, que faço extensiva aos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e todos os fiéis da Igreja Greco-melquita.
A eleição
O Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-melquita, reunido em Ain Taz, Líbano, elegeu o novo Patriarca de Antioquia dos Greco-melquitas.
Trata-se de Dom Joseph Absi, da Sociedade dos Missionários de São Paulo, até então Arcebispo titular de Tarso dos Greco-melquitas, na Cúria Patriarcal de Damasco.
Sua Beatitude assumiu o nome de Youseff Absi. Ele substituiu a Gregorio II Laham, que apresentou sua renúncia em maio.
Curriculum vitae
Nascido em Damasco em 20 de junho de 1946, entrou para a Sociedade dos Missionários de São Paulo, onde foi ordenado sacerdote em 6 de maio de 1973.
Após ter concluído os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de São Paulo em Harissa, Líbano, diplomou-se em Filosofia na Universidade Libanesa, em Teologia no Instituto São Paulo, em Harissa e por fim obteve o Doutorado em Ciências Musicais e Hinografia bizantina na Universidade Santo Espírito de Kaslik, no Líbano.
Foi professor de Filosofia no Instituto São Paulo, de grego e de musicologia na Universidade Santo Espírito de Kaslik. Também exerceu o cargo de Superior Geral de seu Instituto religioso de proveniência.
Desde 15 de julho de 2001 é Arcebispo titular de Tarso dos Greco-melquitas, junto à Cúria Patriarcal de Damasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar