Pessoas on line

sábado, 15 de fevereiro de 2014

TRIODE
Queridos irmãos e irmãs estamos distante apenas três semanas do início da Grande Quaresma. Neste período nossa Igreja Católica e Apostólica de tradição bizantina celebra três odes (triodion) que nos apontam uma rica variedade de elementos que nos introduzem como que uma preparação para receber o precioso tempo quaresmal. A primeira ode é a do Publicano e do Fariseu Domingo dia 9 de fevereiro. O Santo Evangelho proclamado em nossa Divina Liturgia neste dia nos leva a pensar no modo e no conteúdo da nossa oração, que deve ser sobretudo transformadora.
Kondakion do Fariseu e do Publicano:
Fujamos da soberba do Fariseu
e aprendamos a humildade do Publicano
manifestada pela sua compunção
clamando ao Salvador:«Perdoai-nos Vós, ó único Clemente!»
Já a segunda ode neste domingo dia 16, nos leva e refletir sobre o nosso retorno para o Pai, e na grandeza de sua misericórdia ao celebrarmos o Domingo do Filho Pródigo.
Kondakion Próprio:
Quando abandonei com insensatez a glória paterna,
eu desperdicei no mal a fortuna que me destes.
Por isso, eu vos clamo como o filho pródigo:
"Pequei contra Vós, ó Pai Misericordioso!
Recebei-me arrependido e fazei-me um de vossos servos!"
Por fim no último domingo do triode, domingo dia 23, celebramos o Juízo Final. Afinal a grande Quaresma nos incita a Oração ao Jejum e a Esmola. De modo que o treino destes elementos nos ajudam a reconhecer o Senhor em cada um dos nossos irmãos mais necessitados material e espiritualmente. Tendo em vista que quando o Senhor voltar não será por critérios religiosos que seremos julgados, mas pelo exercício da caridade e do amor que teremos praticado para com Ele nas pessoa do outro.
Kondakion Próprio: 
Quando vieres em glória sobre a terra, ó Deus, 
toda a Criação tremerá e um rio de fogo fluirá diante do tribunal;
os livros serão abertos e os segredos dos corações serão descobertos,
então, ó Justo Juiz, livrai-me do fogo que não se apaga
e tornai-me digno de ser colocado à vossa direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar