Pessoas on line

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


Saudação ao novo bispo coadjutor 
da Eparquia dos Greco-melquitas

Com alegria, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebe a notícia de que o Papa Francisco nomeou Monsenhor Joseph Gébara bispo coadjutor da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas, em São Paulo (SP). 

Este nosso irmão, que nasceu em Amatour, no Líbano, tem 48 anos de idade. Cursou filosofia no Instituto Teológico São Paulo de Harissa e se especializou em Teologia no Instituto Católico de Paris. Na Universidade Sorbonne, fez o doutorado em História das Religiões e Antropologia Religiosa. Recebeu a ordenação sacerdotal na Arquieparquia de Beirute e Jbeil dos Greco-melquitas, em 1993. Atualmente, vinha exercendo a função de pároco em Hadath, além de lecionar em universidades libanesas e ser o diretor do Instituto de estudos cristãos e islâmicos da Universidade São José.

A CNBB acolhe Monsenhor Joseph e deseja que seja frutuosa sua missão junto à comunidade sírio-libanesa que vive no Brasil

+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Curriculum Vitae do Bispo Auxiliar De S. Excia. Dom Farès Maakaroun


1-    O Padre Joseph Gebara nasceu na aldeia Amatour “Chouf”, numa família composta de quatro filhos, no dia 10 de Junho de 1965.
2-    Estudou na escola de Amatour, até deixá-la por causa da guerra de 1982, com toda a família, para ficar definitivamente em Beyrouth.
3-    Quando terminou os estudos secundários na Escola Técnica, com especialização em eletrônica, começou uma experiência monástica no Mosteiro da Ressurreição. Depois de dois anos e meio, começou os estudos teológicos e filosóficos no Instituto São Paulo em Harissa, onde licenciou-se em filosofia (16/12/1995) e em Teologia (23/02/1996).
4-    O saudoso arcebispo de Beyrouth, Habib Bacha, o ordenou padre no dia 10 de Julho de 1996 e o encarregou da Igreja São Paulo e Pedro em Beyrouth.
5-    No mês de Setembro de 1996 foi até a França como capelão da comunidade Carmelita de São Elie de Montbard (Dijon).
6-    Um ano depois voltou para o Líbano e foi nomeado Pároco de São João Batista (Jisr Al Bacha) e vigário na Igreja de São Elie (Dikwanih).
7-    Ao final de 1997 voltou para França para continuar seus estudos de Doutorado como especialista nos Padres da Igreja e trabalhou na Igreja Saint Julien le Pauvre (Paris).
8-    Terminado o Doutorado, na Sorbonne, na História das Religiões e Antropologia Religiosa, voltou para o Líbano no ano 2003. O arcebispo de Beyrouth, Dom Joseph Kallas nomeou-o Pároco de Nossa Senhora Delivrance (Hadath). Ao mesmo tempo começou a ensinar, e até hoje, os Padres da Igreja no Instituto de São Paulo (Harissa), na Universidade do Espírito Santo, (Kaslik), e na Universidade São José, (onde foi nomeado também Diretor do Centro Islâmico-Cristão).
9-    O Padre Joseph Gebara tem muitos escritos e traduções no domínio da Patrística, entre eles:
          - Apologia de Aristides (2006),
          - Denis, o Areopagita,
          - A Teologia Mística (2006);
          - Palade de Hellenópolis, História Lausiaque (2007);
          - Jerôme, Homens Ilustres (2010);
          - Dicionário dos pensadores cristãos da antiguidade (1º-8º século); (2010)             
         -Agostinho, As Confissões (2012)...


A data, de sua ordenação episcopal como de sua chegada no Brasil,

ainda não está prevista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar