Apostolica Communio
Na manhã desta terça-feira, o Papa celebrou a missa na Casa Santa Marta, mas não pronunciou a homilia. Com o Pontífice, concelebrou o Patriarca da Igreja de Antioquia dos Greco-Melquitas, Youssef Absi.
Durante a celebração, Francisco pronunciou as seguintes palavras:
“Esta missa com o nosso irmão, patriarca Youssef, fará a apostolica communio: ele é pai de uma Igreja, de uma Igreja antiquíssima e vem abraçar Pedro, para dizer “eu estou em comunhão com Pedro”. Isso é o que significa a cerimônia de hoje: o abraço do pai de uma Igreja com Pedro. Uma Igreja rica, com a própria teologia dentro da teologia católica, com a própria liturgia maravilhosa e com um povo, neste momento grande parte deste povo está crucificado, como Jesus. Oferecemos esta missa pelo povo, pelo povo que sofre, pelos cristãos perseguidos no Oriente Médio, que dão a vida, dão os bens, as propriedades porque são expulsos. E oferecemos também a missa pelo ministério do nosso irmão Youssef.”
Ao final da Santa Missa, o Patriarca agradeceu ao Santo Padre em francês:
"Santidade, gostaria de agradecer-lhe por esta bela missa de comunhão, em nome de todo o Sínodo da nossa Igreja greco-melquita católica. Pessoalmente, estou realmente comovido por Sua caridade fraterna, pelos gestos de fraternidade, de solidariedade que demonstrou à nossa Igreja no decorrer desta missa. Prometemos levá-lo sempre em nossos corações, no coração de todos nós, clero e fiéis, e recordaremos sempre este evento, esses instantes históricos, este momento que não consigo descrever por ser tão belo: esta fraternidade, esta comunhão que une todos os discípulos de Cristo."
Obrigado, Santidade.
A convite do Papa, o Patriarca concedeu com o Santo Padre a bênção final. O evento ocorreu depois da Reunião Anual do Santo Sínodo da nossa Igreja Patriarcal Greco Melquita Católica realizado no Líbano. Presente em todos os eventos nosso Bispo Eparquial Dom Joseph Gebara.
(Radio Vaticano)
GRANDE QUARESMA 2018
Na primavera, toda a natureza desperta e se
reanima. Na mesma época, os cristãos, que se preocupam com a salvação da alma,
se renovam espiritualmente. Nisso lhes ajuda a Quaresma.
A quaresma consiste em dias destinados para que os cristãos se preocupem de uma maneira especial com a salvação
da alma. Há alguns períodos durante o ano que é requerido o que
chamamos de jejum. O principal deles é a chamada "Grande Quaresma,"
que precede a Páscoa. Este jejum começa na segunda-feira após o Domingo do
Perdão, (DIA 12 DE FEVEREIRO) 40 dias (6 semanas) até o Domingo de Ramos e
passa para a Semana Santa. A Grande Quaresma termina no dia de Ressurreição do
Nosso Senhor. A Santa Quaresma é também chamada os Santos Quarenta Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar