Igreja Greco-Melquita Católica
A Igreja Católica é composta por 24 Igrejas Sui Iuris(governo-próprio)
unidas entre sí e em comunhão com a Santa Sé de Roma. Embora a Igreja Romana
seja a maior, as 23 Igrejas Orientais tem papel importante e necessário na
universalidade do Catolicismo. Uma dessas Igrejas é a Igreja Greco-Católica
Melquita, vejam seis pontos históricos e teológicos distintivos da Igreja
Melquita.
1.Petrina e Patriarcal
A Igreja Melquita é historicamente associada a Sé de Antioquia. Esta Sé,
estabilizou-se pelo Concílio de Nicéia em 325 A. C, junto com a Sé de Roma e
Alexandria, traça a sua história e sucessão episcopal de São Pedro. Antes de
viajar para Roma e instituir o Episcopado lá, nós sabemos que São Pedro viajou para
Antioquia e ordenou um Bispo para aquela cidade. São Paulo nos fala dessa
viagem em sua Epístola aos Gálatas, e a medieval Liber Pontificalis afirma que
São Pedro serviu sete anos como Primaz de Antioquia. Antioquia foi assim a
Primeira Sé Petrina, e até hoje os Patriarcas de Antioquia traçam sua
apostolicidade ao Príncipe dos Apóstolos. Antioquia também foi parte da
Pentarquia Patriarcal (junto com Roma, Constantinopla, Jerusalém e Alexandria).
Hoje, o Patriarca Melquita de Antioquia é também o Patriarca Titutar de
Alexandria e Jerusalém.
2..Primeiros a serem chamados cristãos
“De modo que em Antioquia, os discípulos foram chamados de Cristãos pela
primeira vez”. Assim escreve o autor de Atos dos Apóstolos, 11:26. A Igreja
Antioquina, já tendo sido estabelecida por São Pedro, viu a origem do termo
Cristão applicado aos seguidores de Cristo. E era também aqui que o
terceiro Bispo de Antioquia, São Inácio, da-nos com o primeiro registro escrito
do termo “Católico” usado para descrever a Igreja: “A comunidade se reúne onde estiver
o Bispo e onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica” (Carta aos
Esmirniotas).
3.Homens do Rei
A origem da palavra “Melquita” fala com a
constância desta Antiga Sé em manter a Fé Ortodoxa. Em consequência do Concílio
de Calcedônia, o Imperador Bizantino e muitos dos seus assuntos prontamente
aceitos do Concílio a respeito da natureza de Cristo. As províncias dos
Cristãos Orientais que, geralmente, se opuseram a esses decretos
pejorativamente referido aos cristãos que vivem na cidade leais ao Imperador
como “Homens do Rei,” Malko em siríaco. Foi a partir deste termo que os
cristãos calcedonianos de Antioquia, Alexandria e Jerusalém tornaram-se
conhecido como "Melquitas". Quando a Igreja de Antioquia restaurou a
plena comunhão com Roma em 1729, reteve o nome “Melquita”, considerando que os
Cristãos Ortodoxos Antioquinos que não abraçaram a comunhão perderam estes
termo.
4.Quddûsun
Allâh!
A Igreja Melquita é derivada a partir dos habitantes de língua grega em
Antíoquia, que passaram centenas de anos sob o jugo do Islã. Ao contrário da
Igreja Constaninopolitana, a Igreja de Antioquia nunca adotou realmente um
Ritual Imperial em sua liturgia – preferindo manter suas tradições rabínicas e
sírias. Como o islã começou a subjugar a região, Mohammad e seus seguidores
adotaram muitas tradições litúrgicas dos Melquitas, como é mais notável de se
ver nas prostrações islâmicas, que são idênticas aquelas dos Cristãos
Bizantinos praticam. De modo semelhante, vários costumes islâmicos
influenciaram o desenvolvimento da Igreja Antioquina. Entre elas está a adoção
do uso ritual da língua árabe na Divina Liturgia. A partir dos meados do século
VII, a língua árabe e a cultura fundida com a dos Greco-Melquitas,
estabelecendo ainda mais a singularidade desta Igreja dentro do Cristianismo
Bizantino. Atualmente, as línguas oficiais rituais da Igreja são o grego e o
árabe, por isso não é raro ouvir o uso litúrgico da palavra Allah na Divina
Liturgia dos Melquitas.
5. Irmãos na fé
A Igreja Melquita, é uma Igreja Patriarcal Sui Iuris, não é meramente um
subconjunto da Igreja Romana. De fato, a Igreja com sua própria história,
teologia, espiritualidade, e liturgia. A Igreja Melquita, sendo de origem
Oriental, assim guarda zelosamente sua abordagem Bizantina para a Fé, vendo a
si mesma como uma irmã da Igreja de Roma. Em tempos passados, está defesa de
sua herança colocou algumas pressões sobre a relação a Igreja de Roma.
Por exemplo, o Concílio Vaticano I, o Patriarca Melquita Gregório II Youssef
recusou a assinar o decreto Pastor Aeternus a respeito da Infalibilidade do
Pontífice. Quando questionado por Roma sobre o assunto, o Patriarca determinou
que ele só iria assinar o decreto com essa ressalva, acrescentou: “exceto os
direitos e privilégios dos Patriarcas Orientais,” como ele sabia que ele
deveria proteger as prerrogativas da Hierarquia Oriental. Através desse ato ele
ganhou a inimizade do Papa Pio IX, o Patriarca foi justificado pelo Papa Leão
XIII em sua encíclica Orientalium Dignitas, bem como sua expansão da jurisdição
do Patriarcado Melquita no Oriente Médio. No século que se seguiu, a relação
com Roma, melhorou consideravelmente. Aquelas paróquias Melquitas que
anteriormente tinham sido energicamente latinizadas viu o começo do retorno de
suas autênticas tradições, e a expansão da Igreja no Norte e Sul da América.
Durante o Concílio Vaticano II, o Patriarca Melquita Máximos IV falou em nome
dos “membros ausentes” no Concílio: as Igrejas Ortodoxas. Ele fez isso com a
aprovação completa do Patriarca Atenágoras de Constantinopla. Máximos
argumentou contra a latinização das Igrejas Orientais, e em seu favor o uso da
língua vernácula em todos as liturgias da Igreja Católica. Pelo seu relevante
trabalho no Concílio, ele foi abjudicado com o título de Cardeal. Seguindo o
Concílio, a Igreja Romana retornou a mais antiga perspectiva eclesiológica de
ver sua relação com as Igrejas Orientais como uma de suas irmãs, ao invés de
Mãe e filha.
6. Voz da Ortodoxia
Como uma das mais antigas Sés da Cristandade, a Igreja Antioquiana tem
herdado uma longa e rica tradição teológica distinta (embora complementar a)
das Igrejas Latinas. Por causa de infelizes eventos de onze séculos, os
Melquitas estiveram um tempo longe da comunhão com Roma, e como tal continuou a
desenvolver sua vida eclesial dentro da Tradição Grega/Árabe . Quando a
comunhão foi restaurada no século 18, fez-se um grande esforço para garantir
que as suas estruturas teológicas e espirituais bizantinas manteve-se
relativamente livre de influências latinas. Graças aos esforços dos Patriarcas
e Papas Bento XIV, Leão XII, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, e
Bento XVI, a Igreja Melquita tem sido uma voz sincera da Ortodoxia Oriental
dentro da Comunhão Católica. Em 1995, através do trabalho incansável do Arcebispo
Elias Zoghby, uma profissão de dois pontos da Fé foi apresentado ao Sínodo
Melquita dos Bispos. Conhecida como a “iniciativa Zoghby”, afirma o seguinte:
“Eu acredito em tudo em que a Ortodoxia Oriental ensina.
Eu estou em comunhão com o Bispo de Roma, nos limites reconhecidos
como Primus inter pares entre os Bispos pelos Santos Padres do Oriente durante
o primeiro milênio, antes da separação.”
A iniciativa foi posta à votação,e todos, mas dois bispos apoiaram a sua
aplicação e desde suas assinaturas. Além disso, a iniciativa foi apoiada pelo
Patriarca Melquita Máximo V e o Patriarca Ortodoxo Antioquino Inácio IV. Embora
ainda haja muito a ser feito para restabelecer a intercomunhão plena coma
Igreja Ortodoxa Antioquia, a aceitação desta iniciativa demonstra o grau em que
a Igreja Melquita pretender permanecer fiel à sua herança Ortodoxa. Este é o
maior presente para a Igreja Católica de um tesouro incalculável, e um que Roma
tem nos últimos tempos tomado muito cuidado para assegurar que seja protegido e
faça a florescer. Os Patriarcas Melquitas, que se esforçam para ser
verdadeiramente “Ortodoxos em comunhão com Roma,” a esperança de um dia re-estabelecer
a participação sacramental com a Igreja Ortodoxa Antioquiana, criando assim uma
ponte para ajudar a restaurar a plena união entre o Oriente e o Ocidente. Ut
unim sint.
Fonte: St. Peter's list
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