Pessoas on line

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


TRI-ODES
Neste domingo dia 20 de janeiro de 2013 segundo o Rito Bizantino, começa o período de dez semanas que antecede e prepara-se para a Páscoa . Na tradição bizantina, este período é chamado de Triodion  três odes bíblicas são cantadas no Ofício das Matinas:  e inclui as pré-Quaresma e jejuns da Quaresma. Na pré-Quaresma os primeiros dois domingos são nomeados pelo Evangelho que é lido durante a Divina Liturgia: domingo do publicano e o fariseu:

O Senhor disse esta parábola: " Dois homens subiram ao templo para orar: um, fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo, Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo. O publicano, estando longe, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, em vez de a todos, outro que se exalta será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” . E o Domingo do Filho Pródigo:

Ele disse: " Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo reuniu todos os seus pertences e partiu para um país distante e lá desperdiçou os seus bens, vivendo soltos. Quando tinha gasto tudo, houve uma grande fome nesse país e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. Ele ficaria feliz em ter alimentado com a comida que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Então ele voltou a si e disse: Quantos contratado servos de meu pai têm pão suficiente e eu morro de fome! Vou me levantar e ir para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti não são mais digno de ser chamado teu filho. Trate-me como um dos teus jornaleiros. E ele levantou-se e foi para seu pai. Enquanto ele ainda estava longe, seu pai o viu e teve compaixão e, correndo e caiu sobre seu pescoço e o beijou. O filho disse-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti não são mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha, colocar um anel no dedo e sandálias nos pés. Tragam o novilho gordo e matai-o, comer e fazer feliz, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado '. E eles começaram a comemorar. O filho mais velho estava no campo no caminho de volta, quando ele se aproximou da casa, ouviu a música e dança chamado um servo e perguntou o que era aquilo. O servo lhe disse: O teu irmão voltou e o teu pai matou o vitelo gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. Ele ficou furioso e recusou-se a ir. Seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao pai: Eis que te serviu por muitos anos e eu nunca desobedeceu a seu comando, e você não fez alguma vez um garoto para festejar com os meus amigos. Mas agora que esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com as prostitutas, mataste-lhe o bezerro cevado. Ele disse-lhe: arte Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu, mas nós tínhamos que celebrar e se alegrar, porque este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado ".

 No sábado após o Domingo do Filho Pródigo é dedicado à comemoração dos mortos.
O terceiro domingo é chamado a julgamento, ou Carnaval, com a passagem do Evangelho de Mateus que fala do juízo final,  inicia neste dia a abstenção de carne.
 “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, com todos os seus anjos, ele se sentará no seu trono glorioso. Serão reunidas diante dele todas as nações, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois eu estava com fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, um peregrino e recolhestes-me, nu e me vestistes, doente e me visitastes, na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e nós alimentamos, ou com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te fazer bem-vindos, sem roupa e te vestimos? E quando foi que te vimos doente ou na prisão e ir visitá-lo? Em resposta, o rei dizer-lhes: Em verdade vos digo que, como você fez isso a um destes meus pequeninos irmãos, você fez isso comigo. Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Pois eu estava com fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, um peregrino e recolhestes-me, nu e me vestistes, doente e na prisão e me visitastes. Então eles também responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Em seguida, ele vai responder: Em verdade  vos digo que você fez isso a um destes meus pequeninos irmãos, você não fez isso para mim. E eles irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. "
 No próximo domingo, do leite, começa a abster-se de produtos lácteos e ovos, e na segunda-feira seguinte começa o primeiro dia de jejum da Quaresma. Em algumas Igrejas de tradição bizantina este domingo é também conhecido como Domingo do Perdão, há que se dizer que de modo particular nossa Igreja Greco Melquita Católica não o tem; porém já faz uns bons anos que introduzi este gesto em nossa Comunidade Paroquial São Jorge aqui em Juiz de Fora-MG. Neste dia o padre pede perdão de modo público e solene para a comunidade e os fiéis entre si. Depois todos se abraçam. Grandes tem sido os testemunhos de reconciliação.
Durante a Grande Quaresma cada semana inicia com um evento diferente para a trabalhar melhor nossa dinâmica quaresmal. (Terá uma postagem própria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar