Pessoas on line

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017


Início da Grande Quaresma
2017
Na primavera, toda a natureza desperta e se reanima. Na mesma época, os cristãos, que se preocupam com a salvação da alma, se renovam espiritualmente. Nisso lhes ajuda a Quaresma.

A quaresma consiste em dias destinados para que os cristãos se preocupem de uma maneira especial com a salvação da alma. Há alguns períodos durante o ano que é requerido o que chamamos de jejum. O principal deles é a chamada "Grande Quaresma," que precede a Páscoa. Este jejum começa na segunda-feira após o Domingo do Perdão, 40 dias (6 semanas) até o Domingo de Ramos e passa para a Semana Santa. A Grande Quaresma termina no dia de Ressurreição do Nosso Senhor. A Santa Quaresma é também chamada os Santos Quarenta Dias.
Dia 26 de fevereiro 
DOMINGO DO PERDÃO.


«Se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.

(Mt 6)
ANTES DO INÍCIO DA DIVINA LITURGIA O PADRE PEDIRÁ PERDÃO A TODOS OS FIÉIS, QUE VIRÃO ATÉ ELE IGUALMENTE PARA SE PERDOAREM MUTUAMENTE EM SEGUIDA TODOS FARÃO O MESMO. GRANDE QUARESMA; TEMPO DE RECONCILIAÇÃO COM DEUS E COM OS IRMÃOS.


CATEQUESE 2017 
Preparação das crianças para a Comunhão Solene.
Inscrições dias 16 e 23 de fevereiro no Salão Paroquial
das 18:30 ás 19:30.
Catequistas Norma e Helena. 

PREPARANDO A CHEGADA DA QUARESMA
Triódion
FEVEREIRO 2017

Dia 05
Domingo do Publicano e do Fariseu

Fujamos da soberba do Fariseu
e aprendamos a humildade do Publicano
manifestada pela sua compunção
clamando ao Salvador: «Perdoai-nos Vós, ó único Clemente!»

Dia 12
 Domingo do Filho Pródigo

Quando abandonei com insensatez a glória paterna,
eu desperdicei no mal a fortuna que me destes.
Por isso, eu vos clamo como o filho pródigo:
«Pequei contra Vós, ó Pai Misericordioso!
Recebei-me arrependido e fazei-me um dos vossos servos!»

 Dia 19 
Domingo do Juízo Final ou «da Carne»

Quando vieres em glória sobre a terra, ó Deus, 
toda a Criação tremerá e um rio de fogo fluirá diante do tribunal;os livros serão abertos e os segredos dos corações serão descobertos,
então, ó Justo Juiz, livrai-me do fogo que não se apaga
e tornai-me digno de ser colocado à vossa direita.

Triódion é o nome de um livro litúrgico bizantino usado nas dez semanas que precedem a Páscoa e Tempo do Triódion é sinônimo de Tempo da Quaresma. Porém, dentro de uma sábia pedagogia da Igreja para com seus filhos, existe uma gradualidade. As primeiras quatro semanas são orientadas à compreensão dos motivos do jejum quaresmal e à aquisição das disposições espirituais para percorrer frutuosamente os quarenta dias que se lhes seguem.
O nome Triódion vem de Três-odes, porque no cânon do Órthros há somente três odes em lugar das nove habituais. Nem por isso o conjunto dos Ofícios fica mais breve, pelo contrário, pois se recitam os hinos bíblicos conexos a cada Ode (habitualmente omitidos, exceção feita para o Magnificat, Lc 1:46-55 à Ode nona) e os tropários se tornam mais numerosos.
A cada Hora, recita-se a oração quaresmal de Santo Efrém, acompanhada por prostrações e, excetuados o sábado e o domingo, não se celebra a divina liturgia (missa), e, às quartas e sextas-feiras, celebra-se a Liturgia dos Pré-santificados. Antes de nos aprofundarmos nessas duas particularidades, eis alguns textos litúrgicos dos dias preparatórios à Quaresma ou aos seus inícios, extraídos do Triódion:
"As portas da divina penitência abrem-se diante de nós, entremos com júbilo e purifiquemos nossos corpos; abstenhamo-nos do alimento e das paixões comportando-nos como discípulos de Cristo, o qual chama o mundo para o Reino celestial; ofereçamos ao Rei do universo o dízimo do ano inteiro, para que possamos contemplar com amor a sua santa Ressurreição."
"Verbo de bondade que, com o Pai e o Santo Espírito, na tua inefável sabedoria criaste todas as coisas visíveis e invisíveis, tornai-nos dignos de transcorrer em profunda paz o luminoso Tempo da Quaresma, livrando-nos, na vossa bondade, da amargura do pecado, concedendo-nos benfazejas lágrimas de penitência e o perdão de nossas culpas, a fim de que, jejuando com a alma fortificada e o espírito alegre, possamos cantar com os anjos a vossa majestade."
Como sempre, no Oriente, é freqüente recorrer à Mãe de Deus:
"Virgem santa, única defesa dos que acreditam, concedei neste tempo de quaresma vosso misericordioso socorro a todos os que vos reconhecem qual Mãe de Deus."
A dimensão social da nossa conversão em preparação à Páscoa manifesta-se várias vezes:
"Conhecendo os preceitos do Senhor, vivamos de maneira conforme a eles: aos pobres demos o que comer e aos sedentos o que beber, vistamos os que não têm roupas, acolhamos os estrangeiros, visitemos os enfermos e os prisioneiros para que aquele que julgará o mundo diga também a nós: Vinde, benditos do meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós."
"Irmãos, jejuemos corporalmente e jejuemos também com o espírito: rompamos qualquer cadeia de iniqüidade, quebremos os liames das paixões violentas, anulemos todo contrato injusto, demos o pão aos famintos e acolhamos em casa os pobres sem teto para que obtenhamos, do Cristo nosso Deus, grande misericórdia."

Madre Maria Donadeo. (O Ano Litúrgico Bizantino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar