01 DE SETEMBRO
INÍCIO DO ANO LITÚRGICO BIZANTINO
O Ano Litúrgico Bizantino, no que diz respeito às festas de Nosso Senhor, da Mãe de Deus, dos anjos e santos com data fixa, começa no dia 1º de setembro início da indicção ou do novo ano, conforme a inscrição que abre o Minéon de setembro, que é justamente o primeiro dos 12 volumes que contêm os textos litúrgicos das festas com data invariável. A indicção, período de 15 anos usado no cômputo cronológico civil e eclesiástico a partir do ano 312 d.C., começava em l º de setembro. Ademais, o I Concílio de Nicéia (†325) fixou o dia 1º de setembro como início do novo ano, relacionando-o ao dia em que Constantino, sob o sinal da Cruz, derrotou Maxêncio, concedendo em seguida a liberdade aos cristãos.
Ao longo do Novo Ano Litúrgico, conformamos a vida de Nosso Senhor a de cada um de nós na imitação das virtudes dos Santos e da Mãe de Deus. É um "ANO DE GRAÇA DA PARTE DO SENHOR" 
Neste mês da Festa da Exaltação da Santa e Vivificante Cruz expomos para a veneração dos fiéis o fragmento do Precioso Lenho (pequeno pedaço da Santa Cruz) e no final de cada Divina Liturgia fazemos uma procissão com o Precioso Lenho
Batismo, Santo Crisma e Comunhão Solene de nossa querida irmã Sônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentar