Pessoas on line

domingo, 19 de fevereiro de 2012





Domingo do Perdão
QUARESMA JÁ!!!
Como não vivemos numa sociedade cristã, tem elementos que se juntam as virtudes da fé, esperança e caridade na hora de incrementar nossa vivência cristã: o divertimento de ser diferente, de querer fazer algo que vai contra a corrente da massa humana. Enquanto um número sem fim de pessoas estavam entregues aos festejos de momo; inauguramos o Tempo da Grande Quaresma. Já? Mas não é na Quarta- feira de Cinzas? Para nós Católicos Bizantinos, não. É hoje, dia 19 de fevereiro. Na quarta- feira enquanto muitos estão voltando, nós já estamos indo; e já bem adiantados. È neste Domingo da Abstinência de Laticínios, semana depois da Abstinência de Carne, que nós, depois de tirar de casa os laticínios e as carnes, começamos a treinar nosso espírito de jejum, abstinência, recolhimento e oração: elementos próprios deste Tempo forte, de graça, de conversão... Neste Domingo a Liturgia nos apresenta o Santo Evangelho no qual Nosso Senhor diz que só seremos verdadeiramente perdoados pelo Pai, quando formos capazes de perdoar os nossos irmãos “de todo coração”. No início da Divina Liturgia o padre e os fiéis se abraçam e mutuamente pedem perdão uns aos outros.

As alfaias e os paramentos vermelhos voltam com o tempo da Grande Quaresma



Sobre o altar, os paramentos do sacerdote para a paramentação  










Em seguida o sacerdote recebeu todos os fiéis para os quais pediu perdão, houve quem procurasse um ou outro para também pedir perdão. 








Naquele tempo, o Senhor disse: «Se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração».(Mt 6,14-21)



O Tempo da Grande Quaresma é um tempo de “Tristeza Alegre”; isto decorre das palavras do Santo Apóstolo Paulo que ouvimos neste dia: “Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.”
Este Tempo tem no nosso Bizantino uma seqüência maravilhosa: Veja a seguir.
No primeiro Domingo da Grande Quaresma teremos o Domingo da Ortodoxia, ou dos Santos ícones. Neste dia benzeremos os ícones. Este tempo litúrgico é um tempo de restauração; a quanto anda nossa imagem de filhos de Deus? O pecado com seus efeitos destruidores, tira de nós a primitiva beleza adquiria no Santo Batismo.








Benção dos santos ícones no Primeiro Domingo da Grande Quaresma- 26 de fevereiro-2012  

Quaresma é renovação. A Páscoa é um novo “batismo”: Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.(Rm 6,4)
No segundo Domingo teremos a veneração das Santas Relíquias. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). Nossos corpos devem exalar aquela graça e força que nos foi dada no Santo Batismo. O que está a nossa volta; o ambiente e as pessoas devem ser tocadas pelo Espírito Santo.
Várias relíquias dos Santos veneradas em nossa Paróquia

 Não seria nada exagerado pensar que depois da nossa dormição no Senhor pessoas próximas a nós queiram disputar partes das nossas roupas ou até dos nossos corpos, para poder estar em comunhão com um “santo de Deus”: “Deus realizava obras maravilhosas pelas mãos de Paulo a tal ponto que pegavam em lenços e aventais usados por Paulo para os colocar sobre os doentes, e estes eram libertados das suas doenças e os espíritos maus eram afastados”(At 19,12). Neste Domingo colocamos diante nás algumas relíquias de alguns santos.
No terceiro Domingo, bem no meio deste maravilhoso Tempo, como bem no meio do deserto, como Moisés levantou a serpente de bronze, prefiguração da Cruz: será levantada a Santa Cruz.

Para a adoração da Santa Cruz: ADORAMOS SENHOR, VOSSA SANTA CRUZ E GLORIFICAMOS VOSSA SANTA RESSURREIÇÃO! 













 Diante da Cruz no centro da igreja lembraremos que a Cruz é a grande chave da porta da ressurreição. È a grande ponte da Páscoa, ou seja “verdadeira passagem”.

No quarto Domingo recebemos a “Escada” de São João Clímaco. Elementos que nos ajudam a apressar nossos passos nos últimos dias desta “grande viagem” que é a Grande Quaresma. Embora ele tenha desenvolvido estes elementos num ambiênte próprio do espírito monástico, podemos aproveitar muitos dos seus conselhos.
Por fim, no quinto Domingo, nos deparamos com o modelo de penitência de Santa Maria Egípcia. Queimada pelo calor do deserto e banhada pelas lágrimas de penitência, nos convida a “queimar nossos pecados”
Em todas as Quartas- feiras da Grande Quaresma teremos a Celebração Litúrgica dos Dons Pré Santificados. Como os dias de Quarta e Sexta- feira são dias de total recolhimento, jejum; não comportam o júbilo e alegria da Divina Liturgia. Assim com a igreja em penúmbra, apenas com velas, recebemos a Sagrada Comunhão, consagrada no Domingo anterior. Comunhão esta conjunta com uma série de leituras bíblicas do Antigo e Novo Testamento e com o melodioso canto dos Salmos, verão o sacerdote e os acólitos com paramentos negros lembrando que depois destes dias “escuros”, brilhará o “dia que não conhece ocaso”.
Divina Liturgia dos Dons Présantificados
na 1ª Quarta-feira da Grande Quaresma
22/02/2012
 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar