terça-feira, 8 de março de 2011

TRÊS ORAÇÕES COMUNS PARA O CLERO E OS FIÉIS PARA TODOS OS DIAS DA GRANDE QUARESMA


Das vésperas
Senhor, que me destes a vida, abre a mim as portas do arrependimento, porque o meu espírito, desde a madrugada, se apressa para o vosso Santo Templo, porque o meu próprio templo corporal está todo profanado. Mas vós que sois misericordioso, purificai-me com a vossa generosa graça.
Mãe de Deus, guiai-me para o caminho da salvação, pois eu profanei a minha alma com atos vergonhosos e passei a minha vida em preguiça. Mas, com as vossas orações, livrai-me de todo mal.
Quando reflito sobre a imensidade dos meus pecados, eu, malvado, tremo quando me lembro do Juízo Final. Mas, acreditando em vossa misericórdia, clamo a vós como Davi: Tenha piedade de mim, Senhor, pois grande é a vossa clemência.

Oração de São Efrem o Sírio
Esta oração deve ser rezada durante toda a Quaresma, da 2a- a 6a-feira, no final das orações da manhã e da noite. Esta oração é também rezada durante as missas da semana:
Senhor e Mestre da minha vida, afastai de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação, de domínio e de vã loquacidade.(Prostração).
Concedei ao vosso servo o espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade.(Prostração).
Sim, Senhor e Rei, concedei-me que eu veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois vós sois bendito pelos séculos dos séculos. Amém.(Prostração).

Orações da Liturgia dos Dons Pré-Santificados
Senhor, a vós tenho clamado, ouça-me, escutai a voz da minha oração, quando vos suplicarei.
Senhor, concedei-me a guarda das minhas palavras e protegei a porta dos meus lábios.
Não deixes o meu coração justificar astutamente os meus pecados.
Agora as forças celestiais invisivelmente celebram conosco a missa, porque o Rei da glória está entrando; eis o misterioso sacrifício, já santificado, é levado solenemente.
Aproximamo-nos com fé e amor, para sermos participantes da vida eterna. Aleluia (3 vezes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar